Notícia 10:22 - 24 de agosto de 2020

Em tempos de pandemia, que tal fazer as compras à distância sem deixar de continuar pechinchando pelos melhores preços nos supermercados? Afinal, para muitos consumidores isso já era uma prática comum, antes do coronavírus chegar.

Quando o etanto - plataforma que compara os preços nos supermercados cadastrados e indica o estabelecimento com a lista de compras mais barata – nasceu, em 2019, os quatro jovens brasilienses que a criaram nem imaginavam que poderiam estar se preparando para uma situação de novos hábitos de consumo, como a que se tem hoje.

“Quando chegamos em São Paulo, um dos maiores desafios que encontramos foi onde fazer as nossas compras de casa. Cada um de nós morava sozinho e percebemos que os preços de um determinado produto variavam muito de estabelecimento e região. Foi aí que, em meio às conversas de desabafo sobre esses desafios, surgiu a ideia do etanto”, explica o CEO da startup, Francisco Frantz, que assim como seus amigos, teve que mudar de cidade por questões de trabalho. 

Além do site, o aplicativo do etanto funciona como um facilitador, que oferece o serviço gratuito de acesso para os clientes que querem comparar os melhores preços oferecidos pelos supermercados, antes de realizar as suas compras, tudo de forma econômica e sem contato físico. Para acessar a plataforma basta a pessoa se cadastar, utilizando o e-mail ou Facebook, e depois montar uma lista para encontrar a opção mais barata. 

A logística, separação e entrega são de responsabilidade dos varejistas ou das empresas de delivery que atuam dentro deles. Além disso, o varejista também paga para a plataforma um valor (não informado) para a divulgação dos seus produtos. O tempo de entrega das compras pode variar conforme cada supermercado, mas no geral, muitos deles oferecem opções com entrega para o mesmo dia do pedido.

Segundo Frantz, a economia pode chega a 50% por compra. “Com a pandemia, tivemos um crescimento de mais de 900%. Por sermos uma empresa nativa digital, estávamos preparados para esse crescimento, mas sempre podemos melhorar. Para esse segundo semestre de 2020, nosso principal objetivo é trazer mais redes de supermercados e lançar outras funcionalidades que vão beneficiar ainda mais nossos usuários e parceiros”, completa Francisco. 

Durante a pandemia, as categorias com os preços mais pesquisados pelos clientes no app do etanto foram as bebidas alcoólicas, chocolates e sabão em pó. Atualmente, o serviço está disponível para as capitais de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e São Paulo.

Imagem de capa: iStock

 


Veja também