Artigo 12:13 - 29 de abril de 2019

Muitas pessoas subestimam a importância da segmentação, também conhecida como Estrutura de Mercadoria. Este trabalho é a garantia de análise de sortimento assertiva. Ainda hoje o número de lançamentos é enorme, os estoques começam a cair mas ainda distante da necessidade da empresa. Logo, ter um sortimento eficiente que traga as vendas desejadas com resultados saudáveis, só é possível com Gerenciamento por Categorias que garante:

- a queda de rupturas

- a melhora do fluxo de caixa

- o sortimento adequado para o seu cliente

A maioria das empresas querem sair da guerra de preços e utilizam como estratégia um sortimento mais amplo como elemento de diferenciação. Só que depois este amplo sortimento começa a gerar excesso de estoque e então o desejo de se diminuir o número de sku’s sem perder a diferenciação e ao mesmo tempo sem alimentar produtos sem giro. Para garantir o bom sortimento e diferencial estratégico é fundamental ter uma estrutura de mercadoria/segmentação, correta. E pasmem, com minha experiência em vários projetos, nunca encontrei uma que estivesse boa. Isto se dá por três razões: falta de disciplina do cadastro, Desconhecimento e limitação do sistema.

Você quer um bom sortimento para a sua loja e estoques saudáveis. Então, comece a repensar sua Estrutura. Boa sorte!

 
Cristina Lopes: Foi Diretora Comercial do Wal Mart e Carrefour, possuindo mais de 15 anos de experiência no Varejo.
Foi responsável por Trade Marketing na J&J e Category Solutions para a América Latina.
Hoje atua como Consultora em Planejamento Estratégico  e Gerenciamento por Categorias, sendo sócia fundadora da Evolution Consulting.
É autora do livro Guia de Gerenciamento por Categorias.
 

 


Veja também