Artigo 19:51 - 17 de maio de 2019

A frase: “o dia deveria ter mais de 24h” parou de fazer parte do meu vocabulário quando percebi a velocidade da inovação e a quantidade de ferramentas disponíveis para tornar o nosso dia a dia mais produtivo e garantir que possamos equilibrar todas áreas de nossas vidas. Mas para entender quais ferramentas fazem sentido, primeiro precisamos ter um amplo conhecimento sobre os pontos sensíveis de vida, família, carreira, cuidado pessoal, saúde, estudos entre outros.

Como administrar tudo ao mesmo tempo e ainda ter tempo para você mesmo? Pergunta importante para nós que atuamos no varejo onde todo dia é dia de trabalho. 

É muito importante endereçar o que mais te preocupa para que sua mente esteja livre para focar no momento presente. Foco traz produtividade.

Se sua preocupação é a segurança dos filhos ou outro familiar, existem apps como Life 360 que mostram a localização atual e percurso das pessoas que você incluir em seu perfil. Inclusive com push’s que avisam quando ela chegou ou saiu de lugares programados por você. Sei que está tudo bem na rotina da minha casa porque recebo um alerta no celular quando meus filhos chegaram ou saíram de casa. O mesmo para escola ou outras atividades que eles possuem no seu dia a dia.

Delegue atividades, além de dividir melhor as tarefas do dia a dia, cria um ambiente de cooperação no lar, onde todos se sentem envolvidos. Existe um app chamado FamCal que possui agenda, memorandos, atividades e lista de compras compartilhada. Quem for ao mercado compra o que está na lista e conclui a tarefa. Nenhuma tarefa é exclusiva de um membro da família.

Para continuar estudando e se desenvolvendo constantemente com ou sem investimento financeiro você pode escolher entre diversas plataformas online. Elas oferecem flexibilidade, mas exigem disciplina para serem eficientes. Uma sugestão é o LIT da Saint Paul, uma plataforma disruptiva onde você conta com o apoio do Paul, uma inteligência artificial que ajusta a metodologia de ensino ao seu perfil de aprendizado e com inúmeros cursos e conteúdos que nos mantém atualizados em diversas áreas de aprendizado. Se você quiser estudar em Harvard, MIT ou Insead, mas não tem disponibilidade para viajar, existem também vários cursos online com um custo mais acessível comparados aos cursos presenciais. O mesmo vale para o desenvolvimento de outras línguas. 

Para o deslocamento, mesmo conhecendo o caminho, sempre utilize os apps de deslocamento como Google Maps e Waze. Uma rota mais produtiva (rápida) pode estar disponível. Além disso, você não precisa mais digitar. Se você tem Android tente dizer: “Ok Google! Leve-me para casa”. Ou “Hei Siri! Leve-me para o trabalho”. Ou então, Ok Google! Leve-me para a rua Eusébio Matoso número 1000”. É mais rápido do que digitar.

No Outlook, crie regras para separar e-mails urgentes, importantes e de rotina.

Inicie seu dia de trabalho sempre revendo sua agenda, resultados e prioridades. Se você inicia sua jornada às 8h nunca agende reuniões antes das 8h30. Saber onde está indo é mais produtivo do que atirar para todos os lados.

Ah, a famosa academia? Existem diversos apps de treinos. Os funcionais você nem precisa de equipamentos. 15 minutos por dia e o básico está garantido. Claro que se sua rotina permitir, um treino personalizado é sempre mais eficiente.

Uma última dica: seu momento é sagrado. Cuidar de você fará você se sentir mais feliz e pessoas felizes são mais produtivas.

Só existe sucesso com dedicação, se tiver sorte e a oportunidade aparecer, você precisa estar pronto. Se está pronto e a oportunidade não aparece, crie oportunidades.

Seja protagonista do seu destino!

 

 

Cibele Regis Vacchiano é membro do Comitê Executivo do Mulheres do Varejo, diretora comercial de varejo, administradora de empresas com formação em coach executivo empresarial com mais de 25 anos de experiência de bens de consumo.

 

 


Veja também