Notícia 16:27 - 28 de julho de 2020
A Casas Bahia lançou o seu novo posicionamento de marca, com o mote “Nossa casa é o Brasil. Nossa causa é o brasileiro". O objetivo da empresa é destacar cada brasileiro como único e reforçar a sua presença na casa do consumidor, em qualquer canal de venda. 
 
A nova identidade visual nasce em alinhamento com a transformação em andamento pela companhia, desde o ano passado, e já pode ser vista no aplicativo, que também conta com a implantação de novas funcionalidades.
 
O posicionamento conta com um novo logo para a loja, elaborado no formato de Design Sprint - processo que reúne tempo determinado, etapas, metodologias e time pré-definido, além de começar com um desafio bem definido - e foi conduzido pelo grupo de design de inovação Croma; um time de profissionais da Via Varejo, empresa que administra a Casas Bahia; e pela agência Y&R. Eles tiveram como ponto de partida os mantras praticados pela companhia, que são: "Gente no Centro", reforçando o empoderamento do consumidor em sua jornada com a marca; e a "Cultura Digital" com o redesenho de processos.
 
"As lojas da Casas Bahia sempre foram de todo o Brasil e estão de portas abertas para receber os brasileiros, de modo que todos se sintam em casa. A marca tem como valores e personalidade a brasilidade e suas traduções de ousadia, alegria, diversidade, leveza, inventividade e proximidade", explica Ilca Sierra, diretora de marketing e comunicação multicanal da Via Varejo.
 
A empresa está se reinventando desde a troca de gestão que ocorreu no ano passado. No início da pandemia, ela lançou o “Me chama no zap”, que digitalizou os vendedores para ajudarem nas vendas online e otimizou o seu e-commerce, com mais opções de produtos marketplace. "Nosso time de digital está trabalhando na rápida implementação desse sistema para que o cliente possa realizar todo o processo de compra, de qualquer categoria, desde eletrônicos até os itens de primeira necessidade, diretamente com o vendedor e sem ter que passar pelo caixa, por exemplo", complementa Sierra.
 
A campanha de lançamento contou com a participação da cantora Negra Li, interpretando a música da marca, e mostrando a diversidade brasileira. 
 
O novo logotipo da Casas Bahia nasce da força do símbolo "B" - de Bahia e Brasil -, que vem como elemento importante da comunicação, representando a casa nova e o universo inteiro da marca de forma simples e marcante. 
 
"Inovação requer método e ousadia. O projeto é resultado da confiança mútua e de acreditar que fórmulas antigas não levarão a lugares diferentes. É uma oportunidade única de fazer parte da transformação de uma marca ícone para os brasileiros", afirma Edmar Bulla, CEO do Grupo Croma.
 
Novo aplicativo - Atualmente considerado um dos principais canais de vendas da marca Casas Bahia, atingindo um pico de acessos no mês de maio, a última atualização do aplicativo da marca trouxe além da mudança da identidade visual, novas funcionalidades com um menu personalizado em formato de atalho a fim de facilitar a visualização de informações relevantes em cada etapa da jornada de compra do usuário, além de ofertar produtos e serviços direcionados baseados em comportamentos.
 
Até o final do mês de agosto, mais melhorias serão implantadas na plataforma e no site. Entre elas, a redução de etapas de checkout de 10 para 6 passos, ajustes nos filtros de busca e assistência automática de compras e comparação entre produtos similares, além de uma central de notificações, para o consumidor não perder nenhuma oferta, e fácil acesso para trocas e devoluções.
 
 

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