Artigo 15:30 - 23 de maio de 2019

A primeira loja localizada em Avignon foi reinaugurada em abril e este novo conceito de Hipermercado Discount (low cost) foi batizado de Essencial. O objetivo é transformar 10 lojas ainda este ano neste novo conceito e a prioridade é retomar a rentabilidade perdida nos hipermercados nos últimos anos que ainda representa 25% das vendas da marca.

O hipermercado perdeu 3000m2 de sua superfície, com uma considerável redução do número de SKUs entre 15 e 30% dependendo da categoria, sendo o maior corte no não alimentar ou mesmo a supressão total da categoria, como por exemplo, eletrodomésticos e joalheria.

A loja parece um atacarejo brasileiro, com uma sinalização minimalista, os produtos são expostos em racks, com muitas ilhas promocionais pois o foco é preço. Ele promete a devolução de 5 vezes a diferença se for encontrado algum produto mais barato nos concorrentes de sua região.

O objetivo é competir com os Hards Discounts que vem ganhando bastante espaço na Europa. Tesco também desenvolveu um novo modelo pelo mesmo motivo.

A loja oferece a possibilidade de self scanning e para quem ainda não tem o cartão Carrefour, todo processo leva em média 10 minutos. Muito fácil e rápido e com um atendimento bastante cordial. Metade dos caixas foram transformados em self checkout com o objetivo claro de redução de custos.

O sortimento apesar de mais enxuto não deixa nada a desejar.

 

Cris Lopes foi Diretora Comercial do Wal Mart e Carrefour, possuindo mais de 15 anos de experiência no Varejo. Foi responsável por Trade Marketing na J&J e Category Solutions para a América Latina. Hoje atua como Consultora em Planejamento Estratégico  e Gerenciamento por Categorias, sendo sócia fundadora da Evolution Consulting. É autora do livro Guia de Gerenciamento por Categorias.


Veja também