Artigo 17:23 - 30 de outubro de 2019

O setor de padaria, com certeza é um importante gerador de fluxo diário de clientes para a loja. Trabalhar esse setor para que ele seja uma categoria destino, é uma boa estratégia para aumentar a rentabilidade e imagem da loja.

Para obter essa “receita” de sucesso, sua loja precisa de alguns “ingredientes” pertinentes como uma agradável ambientação do setor, lay-out moderno e funcional, equipamentos e móveis adequados, mix coerente com seu público-alvo, iluminação, exposição estratégica e principalmente, um atendimento humanizado prestativo, fidelizador e vendedor.

Abaixo, segue alguns pontos-chave para que o atendimento do setor seja mais profissional e encantador:

  • O “próximo” da fila:

Nada pior que chamar o cliente de “próximo”. Todos sabemos que quanto maior a interação e conectividade emocional da loja com o shopper, melhor para um processo de fidelização entre as partes e aumento do ticket médio. Solicite que seus atendentes falem de forma objetiva, suave e com entonação a seguinte frase para o cliente: “Bom dia(tarde ou noite) senhor(a), qual o seu pedido”

 

  • Pão moreno x Pão branco:

Se observarmos na fila os pedidos do pão francês, podemos perceber claramente que alguns clientes solicitam ao atendente, um pão mais branco e outros querem mais morenos. Sua loja pode deixar em cestos diferentes mostrado claramente este diferencial, além do atendente também mostrar essa opção ao cliente.

 

  • Saiba o que está vendendo:

É fundamental que a equipe de atendimento saiba o que está a venda no balcão, principalmente os produtos oriundos da confeitaria. Não há nada pior que o cliente perguntar os principais ingredientes de um doce, por exemplo, e o atendente relatar que não sabe ou dar uma informação errada. Sempre que possível potencialize a interação da equipe de produção com a do atendimento.

 

  • “Só isso” x “Mais alguma coisa”:

Ainda é comum escutar na área de atendimento a horripilante expressão: Só isso senhor(a)? Avise todos da equipe para que jamais utilizem essa frase com o cliente.

Finalizando, sempre faça questionamentos e provocações à sua equipe de padaria, fazendo sempre com que eles vejam a seção com “olhos de cliente”, buscando entender necessidades e desejos para atender e encantar o shopper no setor.

Sou o Professor Fred Gorgulho e semanalmente nesta coluna, iremos explorar as estratégias do atendimento ao cliente, que é sem dúvida um pilar de diferenciação crucial entre concorrentes, focando também a motivação, reflexão e valorização pessoal desse profissional, para que todos sejam mais produtivos, positivos, motivados e agentes de transformação no atendimento.

 


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