Por Redação
5 de dezembro de 2025Heineken nomeia Alex Carreteiro, ex-CEO da PepsiCo, como presidente das Américas
O executivo assumirá em março de 2026
A Heineken anunciou a nomeação de Alex Carreteiro como o novo presidente regional para as Américas e membro da equipe executiva da HEINEKEN, com início a partir de março de 2026. Alex ficará baseado em Miami (EUA) e sucede a Marc Busain, que deixou a companhia em outubro de 2025, trazendo vasta experiência em liderança operacional e estratégica no setor de alimentos e bebidas.
LEIA TAMBÉM
Grupo HEINEKEN anuncia Giovanna Abreu como gerente de Marketing Sênior
HEINEKEN amplia operação no Brasil com investimento de R$ 2,5 bilhões em nova fábrica em Minas Gerais
O executivo ingressa na HEINEKEN após ocupar o cargo de CEO da PepsiCo Brasil & Cone Sul Foods Business. Sob sua liderança, a empresa alcançou resultados expressivos, incluindo o dobro de crescimento no Brasil, avanços em participação de mercado e o reconhecimento como Unidade de Negócios Global do Ano da PepsiCo em 2024. Na PepsiCo, supervisionou mais de 16.000 funcionários e 10 fábricas distribuídas pelo Brasil, Chile, Argentina, Uruguai e Paraguai.
Antes de sua experiência na PepsiCo, Alex construiu uma carreira de quase duas décadas na Nestlé, onde desempenhou papéis seniores em Gestão Geral, Vendas e Finanças, tanto em mercados desenvolvidos quanto emergentes. Entre suas posições de destaque, atuou como Vice-Presidente da América do Norte, CEO da região do Caribe Latino e diretor Executivo da Nestlé Waters Brasil e Portugal. Essa trajetória diversificada deu ao executivo uma visão aprofundada sobre dinâmicas de mercado globais e expertise em contextos regulatórios e competitivos complexos.
Alex se destaca por sua habilidade em liderar iniciativas transformadoras, incluindo fusões e aquisições, integração pós-fusão e a formação de equipes diversificadas de alto desempenho. Além disso, sua abordagem estratégica liga execução comercial de impacto a estratégias de categoria que impulsionam tanto o crescimento sustentável das companhias quanto a lucratividade. Sua capacidade de construir relacionamentos de confiança com parceiros comerciais e sua visão orientada para resultados reforçam seu legado como líder global no segmento de bens de consumo.
“A chegada de Alex reflete nossa ambição de acelerar o crescimento e a transformação nas Américas, uma região-chave para a estratégia de longo prazo EverGreen da HEINEKEN. Sua visão estratégica, disciplina operacional e estilo de liderança centrado nas pessoas estão perfeitamente alinhados aos valores e ao futuro que projetamos para a companhia. Estou ansioso para recebê-lo em nossa equipe e ver suas contribuições para impulsionar o desempenho e a inovação na região”, destaca Dolf van den Brink, CEO e presidente do Conselho Executivo da HEINEKEN.
