Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Gestão
...
Por Redação
14 de janeiro de 2026

Coca-Cola anuncia mudanças na liderança e cria cargo Digital

Henrique Braun, atualmente VP Executivo e diretor de Operações, assumirá o cargo de CEO

A Coca-Cola Company anunciou mudanças na liderança, projetadas para aproximar a empresa dos consumidores e permitir uma adoção mais rápida de tecnologia em toda a organização, desbloqueando o crescimento futuro.

LEIA TAMBÉM
Coca-Cola nomeia brasileiro, Henrique Braun, como CEO global
Coca-Cola apresenta lucro líquido de US$ 3,68 bilhões no terceiro trimestre  

Todas as nomeações entram em vigor em março, conforme anunciado em dezembro de 2025, Henrique Braun, atualmente VP Executivo e diretor de Operações, assumirá o cargo de CEO em março de 2026, sucedendo James Quincey, que continuará como presidente Executivo do Conselho.

“Acreditamos que nosso crescimento contínuo depende de uma compreensão ainda mais profunda dos consumidores. Estamos aprimorando nossa estrutura organizacional operacional e elevando a liderança digital para que possamos agir com mais rapidez e trabalhar de forma mais inteligente em todos os mercados.” disse Braun.

Para unificar a excelência digital, de dados e operacional em toda a empresa, a Coca-Cola está criando o novo cargo de diretor Digital. Sedef Salingan Sahin, que atualmente atua como presidente da unidade operacional da empresa para a Eurásia e o Oriente Médio, assumirá essa nova posição, reportando-se a Braun.

Sahin liderará o próximo capítulo da jornada digital da Coca-Cola, integrando a rede digital da empresa e conectando o trabalho entre funções relacionadas.

Sahin tem vasta experiência operacional em mercados desenvolvidos e em desenvolvimento, tendo vivido em diversas regiões. Sua ampla liderança multifuncional faz de Sahin a líder ideal para viabilizar a transformação de ponta a ponta, da estratégia à execução, criando novas formas de trabalho para acelerar o crescimento e o desempenho.

Sahin, que ingressou na Coca-Cola em 2003, atuou como presidente da categoria de nutrição, sucos, laticínios e produtos vegetais da empresa na área de marketing, antes de assumir sua função atual na unidade operacional da Eurásia e do Oriente Médio. Ambas as funções envolveram um extenso trabalho para liderar a digitalização dos negócios, incluindo a transformação da organização de marketing.

“O cargo de diretora Digital é uma nova função crucial para o nosso futuro. A comprovada liderança de Sedef ajudará a moldar a forma como digitalizamos a empresa de ponta a ponta, e nos próximos meses ela avaliará como organizar as equipes responsáveis pelo digital em toda a empresa para fortalecer a execução, simplificar nossos processos de trabalho e nos permitir atender os consumidores com maior precisão e rapidez.”, disse Braun.

Os esforços de estratégia digital da empresa, atualmente supervisionados por John Murphy em sua função de Presidente e Diretor Financeiro, serão transferidos para Sahin.

Além disso, as responsabilidades de Liderança Comercial e de Clientes serão transferidas de Murphy para Manolo Arroyo, que atualmente ocupa o cargo de vice-presidente Executivo e diretor de Marketing. Arroyo assumirá o cargo de VP Executivo e diretor de Marketing e Comercial para Clientes.

Murphy continuará atuando como presidente e Diretor Financeiro, trabalhando em estreita colaboração com Braun para impulsionar a agenda de crescimento da empresa e continuará supervisionando a Estratégia Global, Desenvolvimento Corporativo, Relações com Investidores, Impostos, Tesouraria, Auditoria, Contabilidade e Controles, Gestão de Desempenho e Serviços Corporativos, incluindo Imóveis.

Mudanças na liderança operacional

A empresa também está criando dois novos grupos de mercado subordinados à Braun, projetados para aprimorar o foco nos mercados da Ásia, África e Oriente Médio.

A presidência da unidade operacional da Índia e do Sudoeste Asiático e a liderança dos Grandes Mercados Emergentes – os mercados da Índia, do Sudoeste Asiático, da Grande China e da Mongólia, e do Japão e da Coreia do Sul – passarão a ser supervisionados por Sanket Ray. Ele também continuará a exercer sua função atual como presidente da unidade operacional da INSWA.

A presidência da unidade operacional da Eurásia e do Oriente Médio e a liderança de Mercados Emergentes Multimercados – Eurásia e Oriente Médio; ASEAN e Pacífico Sul; e África – ficarão a cargo de Claudia Lorenzo, que também atuará como presidente da unidade operacional da EME. Atualmente, ela é chefe de gabinete do presidente e CEO James Quincey e ex-presidente da unidade operacional da ASEAN e do Pacífico Sul.

“Essas mudanças visam capacitar nossa organização para lidar com as condições dinâmicas que observamos nos mercados ao redor do mundo”, disse Braun. “Sanket e Claudia trazem consigo uma vasta experiência regional e uma liderança consolidada, o que será fundamental para explorarmos o imenso potencial de crescimento que vislumbramos nos mercados que elas liderarão.”

Deixe seu comentário