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APAS SHOW 1 de fevereiro de 2022

Pós NRF 2022: Confira 5 pontos-chave do evento para a realidade brasileira

Marco Stefanini, da empresa de soluções tecnológicas Stefanini, comenta sobre os aspectos mais importantes para se atentar

Idealizado pela Gouvêa Experience, o Interactive Retail Trends Pós NRF trouxe diversos insights referentes ao evento norte-americano, porém dando ênfase a perspectiva brasileira dos temas discutidos, tanto para empresas quanto para consumidores. Das palestras que ocorreram no dia do evento (01/02), uma de grande destaque para o setor foi a representada pela Stefanini, empresa de soluções tecnológicas para negócios, que abordou os 5 pontos-chave da NRF para a realidade brasileira.

"A NRF desse ano foi um evento bastante pragmático. Não que não tenha apresentado tendências futuristas, mas é praticamente consenso que trataram de assuntos muito atuais e que necessitam de soluções" comenta Marco Stefanini, CEO Global e fundador da Stefanini.

O primeiro ponto destacado por Marco é o fato de que o Abastecimento agora é tratado como rei ? posto que anteriormente já foi ocupado pelo dinheiro ? , já que o desabastecimento visível nos EUA tem apresentado resultados brutais com impacto de renda, de resultados gerais e até mesmo na própria imagem da marca. As possíveis soluções para esse conflito estão relacionadas a maior eficiência operacional nos CDs, a utilização inteligente de equipamentos (redução de custos), e na gestão ativa de RFID ? sigla em inglês para as tecnologias que utilizam a frequência de rádio para a captura de dados ? e IoT ? interconexão digital do cotidiano com a internet.

Ainda falando sobre integração digital, o segundo aspecto que vem à tona é a execução da Omnicanalidade. "Por mais que seja difícil, a migração para o omnichannel é necessária. A multicanalidade já não é mais suficiente, precisa-se ser omnichannel em tempo integral. podemos solucionar com canais online, com soluções massivas de engajamento.

O próximo tópico diz respeito a Fidelização, um trabalho constante de conhecimento pleno do consumidor que se constrói a longo prazo. Neste caso, maneiras de sanar este conflito seriam conhecer o cliente e suas frustrações, acompanhá-lo de perto e utilizar de estratégias e de gestões de mídias sociais de forma eficaz.

Já que personalização e conhecimento do cliente tem relação com os tópicos anteriores, é destacado como quarto ponto um maior Desenvolvimento de Dados + IA. A intenção do desenvolvimento desse trabalho é a de gerar uma inteligência estendida, que faça bom uso dos dados obtidos dos consumidores para que se possa gerar melhores experiências.

Por último, Proteção é o aspecto mencionado. "De todos, esse é o único ponto que não gera valores diretamente. Porém, ter um ótimo serviço e ótimo produto não basta se eles estiverem em um ambiente vulnerável e inseguro. Isso pode gerar, inclusive, a destruição de valor da marca", explica Marco.

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