Especial
Especial 13 de junho de 2022

Confira o que aconteceu no SuperVarejo Pós APAS SHOW 2022

O evento trouxe diversos resultados e palestras realizadas pelos moderadores dos palcos do Congressos de Gestão

O evento SuperVarejo pós APAS SHOW 2022 aconteceu na sede da APAS (Associação Paulista de Supermercados) nesta segunda-feira (13) e trouxe resultados sobre a 36ª feira, que aconteceu entre os dias 16 e 19 de maio. O evento se iniciou às 08:30 e durou até às 13:00, trouxe resultados da feira, contou com a participação dos moderadores de cada um dos seis palcos temáticos do Congresso de Gestão.

Os resultados da maior feira supermercadista do mundo foram bastante satisfatórios, ainda mais considerando-se que ela é planejada por 15 meses e que não ocorreu por dois anos. O número de visitações durante os quatro dias da edição deste ano (111.571) representou uma alta de 4,43% sobre 2019. "A APAS SHOW é um evento de negócios que é importante pelo network, pela venda efetiva e pelas soluções de problemas. Quando a indústria perde o contato com a empresa, é difícil retomar por conta das agendas. Na APAS SHOW, é possível fazer isso de forma prática", relata Carlos Correa, superintendente da APAS, durante a abertura do evento.

Em seguida, Fabricia Botelho, fundadora da FABBO FUTUROS, apresentou as principais tendências encontradas nos estandes da feira deste ano. Muito se foi abordado em questão de ESG, negócios colaborativos, avanços tecnológicos e a produtos que prezam pelos cuidados pessoais.

O evento ainda trouxe dados sobre o tema da próxima edição da feira, que será a Supernova, baseado no fenômeno da estrela que explode e gera diversas galáxias. "Esse é o nosso ponto com o conceito: desenvolver cada vez mais o universo supermercadista, que se desdobra de diversas formas. Estamos em constante evolução e o estado do varejo é justamente esse", relata Romano Pansera, CEO da Eventoria.

Congresso de Gestão: um resumo

Com moderação de Olegário Araújo, as apresentações dos painelistas, que estavam presentes no Congresso de Gestão da APAS SHOW 2022, resumiram os principais tópicos abordados nas 78 palestras que ocorreram dentro dos três dias de congresso.

Com o mote "O essencial é humano", todos os palcos do Congresso de Gestão destacaram a importância de se ter as pessoas como plano central de suas estratégias. E, para iniciar, Bruno Busquet, presidente da POPAI Brasil, trouxe um apanhado sobre o palco "Experiência de Compra", com dados sobre a utilidade do CRM no pré e no pós-compra. "Não dá pra falarmos dos outros temas do Congresso se não formos falar de Experiência de Compra. Esse processo se inicia com incentivo a mudança nos hábitos dos colaboradores para soluções de conflitos dentro da própria empresa. Tudo isso moldado com base nos clientes, para melhorar cada vez mais a sua experiência", declara.

Artur Motta, professor da FGV e moderador do palco de "Transformação Estratégica", comentou sobre a criação de relacionamento com a comunidade com as lojas de proximidade, mudanças, inovações e transformação. "Esse assunto precisa ser discutido e você precisa se apropriar das coisas para usar no seu negócio. Como você pega essa mudança, essa transformação? Você tem que parar pra ver como aquilo impacta o teu negócio", declara.

Já Silvia Martins, diretora de programas para famílias empresarias da Fundação Dom Cabral, trouxe os assuntos retratados no palco "Desenvolvimento e Formação", que incluíram a diversidade de grupos minoritários e como eles podem ser alavancados nesses ambientes. Paulo Ferrezin foi responsável pelo palco de "Mix & Pricing" e trouxe as maiores tendências do setor para Produto, Preço, Promoção e Propaganda.

Por fim, Ricardo Ono, sócio da Grant Thornton, trouxe à tona a eficiência operacional do palco de "Operação Inteligente" e ainda destacou os desafios do last mile, os avanços do QR Code e a importância de se adequar as tecnologias que cabem no bolso. Em complemento a este palco, Sergio da Motta, diretor da Kyndryl, trouxe os anseios do consumidor que insiste em investir nas compras digitais, o desenvolvimento do metaverso e como essas tecnologias podem ser efetivas em pequenos e médios varejistas.

Deixe seu comentário