Economia
Economia 2 de fevereiro de 2022

Levantamento aponta baixa de preços do leite de até 2% em 2021

o Índice de Preços dos Supermercados apresenta deflação do laticínio no mercado interno

Após estudo realizado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), com base no Índice de Preços dos Supermercados, que acompanha variações relativas aos preços praticados no setor supermercadista, foi destacado que a cesta de leites teve queda de preços de 1,96% no acumulado do ano de 2021. A redução das commodities e o aumento das pastagens em muitas regiões produtoras influenciaram no resultado. O leite tipo longa vida teve a maior baixa, com 2,01%.

Em relação ao leite em pó, o cenário favorável para exportação reduziu a oferta interna do produto, o que levou à elevação de 2,72% no ano. O volume total exportado em 2021 atingiu a marca de 5.768.067 (Kg) contra 1.222.224 (Kg) em 2020, incremento de 371%.

Quanto aos derivados do leite, a alta dos combustíveis e o crescente custo da energia elétrica afetaram a cadeia produtiva, gerando inflação total de 15,54% no acumulado do ano. Dentre os queijos, que tiveram seus preços pressionados desde o início de 2021 devido ao aumento do ICMS no produto decretado pelo Governo do Estado de São Paulo, o queijo muçarela foi o item que sofreu o menor aumento nessa categoria: 2,90% no ano. 

?O preço do leite apresentou um comportamento favorável no fechamento de 2021, mas existe uma tendência de elevação futura. O final do primeiro trimestre marca a transição da entressafra na produção leiteira, sobretudo na região sul do país, geralmente a primeira a manifestar alteração na pastagem?, explica Diego Pereira, economista da APAS.

Deixe seu comentário