APAS SHOW
APAS SHOW 7 de dezembro de 2021

7 dicas para pequenos e médios venderem mais no Natal

Vinícius Taddone da VTaddone Studio reúne os aspectos mais importantes para esses dois modelos apresentarem crescimento na receita

O que você não fez no Natal passado, que agora você deve fazer para vender mais?

O Natal está chegando e sabemos ser uma época em que precisamos aproveitar para vender mais, e consequentemente aumentar nosso lucro. É uma das melhores datas do ano para alavancar as vendas, tanto em loja física quanto no e-commerce. E isso vale para todos os segmentos!

E você acha que teve alguma coisa que você não fez no Natal passado, que é possível fazer agora? Vou te ajudar com algumas dicas, para você conseguir ter um lucro maior nesta data comemorativa!

Seguem 7 dicas valiosas para PMEs vender mais no Natal:

1) Prepare sua equipe

Bom, primeiro de tudo entenda que sua equipe precisa estar preparada para esta fase. Preparada de todas as formas: Treinada, alinhada e focada. Se você quiser passar por isso sem ajuda, vai ser bem difícil. E estamos aqui falando tanto da equipe de vendas, quanto o suporte e todos que terão sua rotina afetada. Não se esqueça que quando o volume aumenta, as solicitações de pré e pós-vendas aumentam também.

2) Crie ofertas

Hora de se destacar e criar ofertas! Não somente dando descontos, porém também condições especiais e atrativas. Pode ser um bom momento de conquistar e fidelizar novos clientes.

Dica extra: início do mês e começo da semana são os melhores dias para isso.

3) Prepare seu estoque

Se seu produto for físico, esta dica é importante! Pode parecer óbvio, mas é necessário ter um planejamento em épocas mais turbulentas. Não adianta nada você ter ofertas mega atrativas, se você não tiver estoque para suprir a necessidade. Faça uma estimativa de vendas e se prepare para este volume.

4) Use gatilhos mentais

Esta é uma ótima época para focar em falar sobre início de novo ciclo, com um novo ano chegando. Neste caso, você estaria usando o gatilho de antecipação. E este é um dos diversos gatilhos mentais de vendas. Eles são ótimos e com certeza vão te ajudar.

Vou te dar um exemplo: Black Friday que recém acabou, certo? O gatilho mais usado é o da escassez. Ou seja, "aproveite a oferta, pois ela tem data para acabar". Ou ainda, o gatilho da reciprocidade, como vemos em supermercados e vem sendo constante nas redes sociais, onde podemos oferecer algo gratuito para o cliente experimentar, e de certa forma ajudá-lo, e com isso o cliente sentir dentro dele uma dívida de gratidão por você tão grande, que ele vai consumir para te ajudar também. Se ligou?

5) Crie lista de presentes e introduza seu produto

Esta é uma dica diferente e para sair bastante da zona de conforto. Você pode fazer uma publicação, por exemplo "10 presentes para dar para seu namorado no Natal" e dentro deste post colocar o seu produto! Não fica uma propaganda ?forçada?, e fica bem interessante. Pegue outros produtos ou serviços que sejam complementares ao seu, dentro do seu nicho!

6) Invista na divulgação e no design

É muito importante que sua divulgação nas redes sociais seja feita de forma correta e atingir seu nicho. A arte e a divulgação, feitas de forma correta e profissional fazem toda a diferença nas suas vendas! Tanto de forma orgânica como se for usar mídia paga. Se você ainda não tem ninguém que cuide disso para você, nós podemos te ajudar! Veja nosso portfólio e diga como podemos te ajudar!

7) Não se esqueça dos influenciadores

Lembra que falamos de gatilhos mentais? Aqui é um ótimo exemplo de gatilho de autoridade! As pessoas têm mais tendência de comprar algo se é um(a) influenciador(a) que elas gostam falando. Então é uma estratégia que está cada vez mais comum e importante!

Dica extra: Quando for procurar um(a) influenciador(a), pesquise se ele(a) está alinhado à cultura da sua empresa, se o nicho dele(a) tem a ver com o seu, se o seu engajamento é bom, se ele tem um estilo que você quer que esteja ligado à sua empresa (se é mais sério ou divertido, por exemplo).

E não se engane, número de seguidores não é uma boa métrica se o restante dos números for ruim! Hoje em dia é muito fácil comprar seguidores (não sei porque as pessoas ainda procuram isso hoje em dia, mas?), então analise se os outros dados batem com a quantidade de seguidores. Por exemplo: Se você ver alguém que tenha 100.000 seguidores, mas se suas fotos não passam de 50 curtidas, desconfie! Fica bem destoante, e você vai acabar se frustrando. Solicite um mídia kit ao profissional, para que você analise com olhar crítico.

E aí, preparado(a) para bombar de vender neste Natal?

Vinícius Taddone fundou a VTaddone Studio em 2011 com intuito de ajudar pequenas e medias empresas que necessitam de Marketing diferenciado para aumento de receita

Deixe seu comentário