
Por Redação
2 de maio de 2025APAS SHOW 2025 discute futuro do varejo com foco em inovação, consumo e sustentabilidade
Festival movimentará cidade de São Paulo e arredores do Expo Center Norte, na capital
Entre os dias 12 e 15 de maio, São Paulo será palco do Festival APAS SHOW 2025. Mais que uma feira, o evento se posiciona como hub de negócios do setor supermercadista global, e a 39° edição do evento trará novidades já no acesso ao Expo Center Norte. Além da curadoria do conteúdo e palestrantes dos congressos, a expansão do espaço físico dedicado aos estandes e a internacionalização da exposição deve incrementar em 3% o número de visitantes em relação a última edição, com a participação de comitivas de negócios de outros países.
Na visão de Fabiano Benedetti, diretor de marketing e negócios da APAS, o Festival APAS SHOW 2025 está de cara nova e cheio de energia, por assim dizer. Isso porque desde o ano passado, a APAS tem investido por meio da sua agência de publicidade, a WMcCann, em um novo posicionamento que reflita o tamanho e a importância do evento, que tem o objetivo de abrir a mente e fechar negócios. “Um festival faz inúmeras ativações, eventos e promove conexões de forma inovadora”, ressalta.
Em 2025, a APAS SHOW promoverá mudanças importantes em todo o seu entorno. Segundo Carlos Corrêa, diretor geral da APAS (Associação Paulista de Supermercados), pensando na mobilidade e conforto dos participantes do evento, o festival firmou parceria com órgãos públicos como metrô, polícia militar e GCM para oferecer alternativas e segurança dos visitantes ao acesso ao Expo Center Norte. Aqueles que optarem pelo transporte público terão seus bilhetes estilizados e pagos pelo evento, além do traslado da estação Tietê, que terá sinalização de boas-vindas ao evento.
E para os que escolherem o acesso a pé, equipe de policiais e seguranças deverá circular durante o trajeto. Ambas alternativas irão funcionar das 8h30 às 23h em todos os dias do evento. “É nossa responsabilidade também o lado de fora. Criamos um atendimento especial para garantir que as pessoas possam ficar mais tempo na feira sem a preocupação com a chegada ou saída. E isso foi possível graças ao reconhecimento pela cidade de São Paulo da dimensão da APAS SHOW como estratégica ao turismo de negócios, igualada a eventos como o Carnaval e festivais de música”, diz Correa. Outra mudança significativa em relação ao trânsito, será o acesso pelas laterais aos pavilhões.
O executivo reforça o compromisso do evento a partir da geração de negócios. Serão quatro dias para multiplicar a capacidade de interação dos expositores com clientes de todo o país. Uma oportunidade para obter insights que corroboram para a melhoria da marca, dos produtos e dos processos da empresa, além de ser palco para mudanças, reposicionamentos, consolidação de processos e de lançamentos. Outro ponto a ressaltar é a amplitude de clientes que vão desde pequenas redes regionais até grandes players multinacionais.
Para o Congresso de Gestão, o tema principal será o papel do líder no varejo atual, que contará com a palestras importantes, como do “Papa da Liderança” - Ram Charan, além do apresentador Luciano Huck, que irá abordar o empreendedorismo por meio da educação. No último dia do evento (15/05), o congresso irá tratar de como atingir resultados sob pressão com a presença de ex-atletas como Cafu e Zé Roberto Guimarães.
Outros temas discutidos no congresso serão ESG, finanças, expansão de lojas, vendas e o uso da tecnologia para atender as transformações no comportamento do consumidor e as novas exigências que estão redefinindo o mercado, em um cenário marcado pela aceleração digital e pela crescente demanda por sustentabilidade.
Com consumidores cada vez mais conscientes e exigentes, a tecnologia se consolida como uma importante aliada estratégica do varejo. Temas como inteligência artificial, realidade aumentada, plataformas omnichannel e outras inovações estarão em pauta nos congressos da feira, que contarão com a participação de especialistas e líderes do setor. A digitalização do varejo será um dos destaques centrais da programação, abordando desde automação de processos até o uso inteligente de dados para personalização de ofertas e integração entre canais físicos e digitais.
O espaço físico da APAS SHOW 2026 também deve ganhar incremento. O túnel de acesso entre os pavilhões azul e amarelo será alargado para ganhar expositores. “Vamos garantir a interação no deslocamento entre os pavilhões”, explica Corrêa.