APAS SHOW
APAS SHOW 23 de maio de 2022

Agilidade como vantagem competitiva é tema em palco temático

Governança para uma cultura mais humana, metodologia 0KR e inovação abrem debates sobre transformação ágil e estratégica no segundo dia do Congresso APAS SHOW 2022

A agilidade no fluxo de informações transformou as operações de varejo. Segundo pesquisa da Vortex Digital, em 2021, o varejo foi o segundo setor que mais se movimentou rumo à aceleração digital.

Nessa perspectiva, Rodrigo Toledo, fundador da K21, destacou a importância da agilidade no mundo contemporâneo dos negócios, tendo em vista que hoje não é mais o tamanho de um negócio que importa apenas, porque a agilidade tem colocado pequenos players à frente de grandes empresas em todo o mundo.  

?Não basta ser grande, hoje é necessário ser mais ágil. E velocidade sem adaptabilidade não funciona. O tempo entre a tomada da decisão e a execução precisa ser cada vez menor, inclusive no varejo, e só com muita adaptação isso é possível?, explica Toledo.

E para garantir agilidade é fundamental que as empresas trabalhem com ciclos curtos, melhoria contínua e entregas de valor bem identificadas pelo consumidor final. Para isso, a multidisciplinariedade dentro de um time se torna uma necessidade, destacou Toledo. ?Hoje, ter um time com inteligências de diferentes áreas garante mais agilidade de ponta a ponta, porque a inteligência coletiva facilita a resolução de problemas?.

Entretanto, a agilidade exigida no mercado atual precisa ser fundamentada com métricas bem definidas, que comprovem a necessidade de uma mudança rápida. Somente dessa maneira, Toledo destacou que a transformação pode acontecer de forma ágil e segura, gerando competitividade. 

Governança para uma cultura humana e sustentável em mundo em transformação

Com moderação de Sandra Gebara, vice-presidente jurídica e de compliance do Instituto Mulheres do Varejo, o painel trouxe reflexões a respeito de alguns pilares fundamentais para que a governança seja uma aliada na hora de garantir transformações necessárias para os negócios.

A partir de uma perspectiva horizontal, que visa atender não apenas aos clientes, mas também os colaboradores, José Barral, presidente do conselho do Lopes Supermercados, demonstrou como pequenas empresas podem gerar transformação a partir dos recursos humanos.

?Quando as pessoas compreendem que suas atividades individuais dentro de uma empresa fazem parte da governança também, é muito mais fácil garantir que ela faça parte das mudanças que a empresa necessita e está propondo?, explicou.

Nesse sentido, Sandro Benelli, CEO das Livrarias Saraiva, destacou que os colaboradores podem se tornar agentes de transformação na hora de garantir que marcas e empresas não sofram com a repercussão de ações isoladas que podem fomentar crises institucionais.

?Todos aqui já ouviram falar sobre empresas gigantes que passaram por crises com repercussão internacional relacionadas à violação dos direitos de seus clientes, e que poderiam ter evitado tudo isso se os colaboradores presentes no chão de loja supermercadista compreendessem e agissem em prol das definições estabelecidas pela governança?, destacou Benelli.

Como destaque do painel, a necessidade de manter a transparência total na governança apareceu como ponto principal para garantir transformações positivas que envolvam todos os públicos das empresas.

Metodologia OKR: resultados sobrepondo tarefas

Uma das metodologias mais difundidas pela Google para acelerar projetos também foi apresentada aos participantes do segundo dia do Congresso APAS SHOW 2022. Fernando Ferreira, diretor comercial e de marketing do Grupo Tapajós, demonstrou como é possível aplicar a metodologia OKR no varejo.

Antes de tudo, Ferreira destacou a importância dos gestores admitirem que a experiência individual não é sempre 100% da verdade que é necessária para os negócios obterem resultados positivos.

?É necessário ter exatidão e precisão na hora de tomar decisões, e a metodologia OKR simplificou a nossa comunicação interna, garantindo finalmente que 100% da verdade esteja presente, a fim de garantir transformações viáveis e alinhadas com a realidade da empresa?, destacou.

Ferreira também explicou durante sua apresentação como a metodologia OKR (Objectives and Key Results) ou, em tradução livre, objetivos e resultados-chave, gerou resultados para o Grupo Tapajós. ?OKR é uma metodologia de gestão muito utilizada por empresas no Vale do Silício que, em linhas gerais, pode ser compreendida como uma fórmula para definir metas entregando valor como resultado final?, afirmou Ferreira.

Case sobre inovação na entrega de respostas rápidas

A velocidade nas mudanças do varejo nos últimos anos deu o pontapé inicial nas reflexões apresentadas por Carlos Leite, diretor de tecnologia da informação no Saint Marche.

De acordo com Leite, não existe mais a possibilidade de falar em transformação atualmente sem falar sobre tecnologia. ?Ainda hoje vemos no varejo que a tecnologia, por vezes, é deixada de lado, quando na verdade ela é parte fundamental das transformações que as empresas pretendem gerar?, destacou.

A tríade pessoas, processos e tecnologia são os pontos-chave capazes de gerar inovação para marcas e negócios na visão do painelista. Na Saint Marche, por exemplo, para garantir inovação foi necessário primeiro transformar a TI em uma área estratégica para a empresa.

?Em seguida, fomentamos a cultura de inovação e processos, priorizamos a visão do cliente e sua jornada nas decisões estratégicas, garantimos que a execução de todas as necessidades sejam sustentáveis e escaláveis, e geramos uma visão integrada entre processos e áreas?, explicou Leite.

Para o painelista, a transformação digital não é um processo rápido e exige mudança na cultura da empresa, o que também é algo demorado. Na Saint Marche, a estratégica foi garantir a interlocução da empresa com startups presentes no mercado que já nasceram com o DNA baseado na inovação e tinham ferramentas e processos bem definidos e experientes para compartilhar.

O Congresso APAS SHOW 2022 segue até amanhã (19), no Expo Trade Center Norte, produzindo conhecimento para o varejo, a partir do compartilhamento de informações profissionais e relevantes.

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