
Por Redação
14 de maio de 202590% das empresas brasileiras são familiares e respondem por mais de 60% do PIB nacional
O Fórum de Governança para supermercados na APAS Show 2025 traz o tema “De geração para geração construindo o futuro da sua empresa familiar” com um panorama das empresas familiares, seus desafios e estratégias e como dar continuidade ao negócio.
Atualmente, 30% das empresas familiares passam para a segunda geração, e só 12% chegam à terceira geração. Sendo que no Brasil, 90% das empresas são familiares e respondem por mais de 60% do PIB nacional, segundo dados do Sebrae. Números grandiosos, porém 54% delas não possuem plano de sucessão familiar. Não à toa, 70% das empresas familiares fracassam por conflitos internos.
LEIA TAMBÉM
“Não adianta ser herdeiro, tem que ser competente. Uma sucessão familiar mal feita pode levar ao declínio da empresa”, diz Claudia Conalgo, estrategista de comunicação para líderes C-Level, que trouxe ao fórum o case de sucesso da centenária Lupo, fabricante de meias. A bisneta do fundador e membro do Conselho, Daniela Lupo, fez uma participação por vídeo, no qual lembrou da trajetória da companhia que tem 85% de familiares em sua composição, exceto na gestão.
Como orientação para sucessão, Claudia ressalta a importância de fazer as regras antes que elas sejam necessárias. Entre as principais rupturas na família empresárias estão: morte, novos membros, desigualdade de afeto e distúrbios comportamentais. “A pior situação é quando se finge que não há um problema”.
Sucessão e continuidade, o equilíbrio entre estas palavras é que vai garantir o sucesso da empresa. Durante o processo de sucessão, pode haver dificuldades como agregar choques culturais, finitude, identidade e comunicação intergeracional. Elton Ortega, presidente da APAS, e diretor comercial do supermercado Serve Todos, lembrou da fundação de sua rede, há 30 anos, e expôs os desafios do dia a dia do negócio familiar, além da preocupação com a sucessão. “A ajuda de um profissional é fundamental para fazer a avaliação da aptidão dos sócios“, diz.
Receba notícias da SuperVarejo no seu WhatsApp