Walmart mira a Amazon e busca fornecedores estrangeiros para plataforma online

Walmart mira a Amazon e busca fornecedores estrangeiros para plataforma online

O Walmart está recrutando fornecedores na China e em outros países para impulsionar as vendas de sua plataforma online. Com a decisão, a rede se afasta da campanha do grupo de privilegiar produtos feitos nos Estados Unidos, além de ir contra o incentivo do presidente americano, Donald Trump, para a produção de produtos “Made in America”.

Informações da Agência Reuters publicadas pelo portal G1 indicam que a medida tomada pela rede varejista vem da necessidade de que nem todos os produtos que os clientes desejam são fabricados nos EUA. Com a decisão, a empresa também corre o risco de perder o contrato com alguns dos atuais fornecedores dos Estados Unidos, uma vez que a política vai contra a promessa feita em 2013, de vender produtos fabricados no país.

Segundo fontes que possuem conhecimento no assunto, a rede convidou vendedores da China, Reino Unido e Canadá a listar produtos na seção marketplace do Walmart.com (responsável pelos ganhos de uma parte da receita dos bens vendidos e entregues aos clientes por fornecedores terceirizados). Anteriormente, a empresa somente permitia vendedores norte-americanos na plataforma.

O novo posicionamento da varejista tem a proposta de disputar terreno com a Amazon e ultrapassar a concorrente nesse formato de vendas. Essa plataforma contribui com mais de 10% para a receita de comércio eletrônico do Walmart, mas faz pouca diferença para as vendas totais de quase US$ 486 bilhões. Enquanto isso, segundo avaliam analistas, o mercado de produtos de terceiros na Amazon (que usa fornecedores globais), contribui para quase metade das vendas de varejo da Amazon.

O vice-presidente para serviços e parceiros do Walmart, Michael Trembley, confirmou que a rede possui um programa que tem como finalidade trazer fornecedores estrangeiros. Trembley declarou que os vendedores de outros países representam 5% da base fornecedora.


menu
menu