Via Varejo lança loja com realidade virtual integrada

Via Varejo lança loja com realidade virtual integrada

A Via Varejo, administradora das marcas Casas Bahia e Pontofrio inaugurou, nesta terça-feira (23/01), um novo formato de loja que une a experiência digital com a da loja física.

A nova unidade está localizada no Shopping Vila Olímpia, zona Sul de São Paulo e oferece aos clientes, cada vez mais inteirados com o mundo digital, uma série de tecnologias conectadas que proporcionam uma experiência de compras diferenciada.

Adaptada para gerar um atendimento mais personalizado, que possibilite uma experiência única na compra de eletroeletrônicos e móveis no país, o formato da nova unidade do Pontofrio permite a integração direta da loja física com os produtos à venda no e-commerce da marca.

Para isso, conta com um pacote de tecnologia de exposição virtual de itens que possibilitará ao cliente ter acesso a todo sortimento, inclusive a produtos que não estão expostos na loja e, acionando um dos consultores de venda, poder realizar sua compra.

As ferramentas que estão disponíveis para auxiliar o shopper na hora da compra são: vitrine digital em tamanho real de refrigeradores, máquinas de lavar e secar e fogões; além da prateleira digital de eletroportáteis, composta por liquidificadores, fornos elétricos fritadeiras, batedeiras, entre outros.

As duas plataformas contam com sistema touchscreen, que possibilita aos clientes acessarem informações técnicas, como dimensões, peso e até visualizar por dentro os produtos para terem a percepção do tamanho real do item. Outro exemplo é a utilização da realidade virtual para exposição de móveis, pelo qual o cliente poderá simular ambientes e objetos virtualmente, visualizados por meio de óculos de projeção. Nesta ferramenta é possível escolher cores, tamanhos e formatos dos móveis.

Os produtos expostos fisicamente na loja também têm um conceito diferenciado, fazendo com que todo o mostruário da unidade esteja disponível para degustação, ou seja, os clientes podem, por exemplo, experimentar vídeo-games, celulares, TV’s, liquidificadores, cafeteiras e até secadores, que terão uma área ambientada com espelhos e luzes, simulando áreas da casa ou salões de cabelereiro.

Além disso, todos os itens possuem etiquetas digitais com as informações de preço e condições de pagamento, integrados às dicas de uso e opiniões de clientes postadas no e-commerce da marca.

O time de vendedores recebeu treinamento especial para este formato de loja, a fim de auxiliar o cliente em todas as etapas dentro da loja, desde a apresentação dos produtos e serviços até a realização do pagamento e entregas das compras, proporcionando um atendimento mais rápido e reduzindo todo o processo em cerca de 35%.

“Esta loja é um símbolo do conceito multicanal da companhia e uma evolução concreta do nosso trabalho de inovação em benefício do cliente, que busca cada vez mais uma experiência de compras integrando o universo físico ao digital. Todas as soluções foram pensadas para atender a este consumidor, incluindo toda a ambientação do espaço, resultando em um ambiente diferenciado e único”, comentou o presidente da Via Varejo, Peter Estermann.

“Este Pontofrio terá capacidade de vender aos nossos clientes qualquer item do nosso portfólio próprio, composto por aproximadamente 10 mil produtos. Atualmente, em média, nossas lojas contam com mil, número que poderá subir a mais de 1,5 milhão quando incrementarmos o nosso marketplace, numa segunda etapa deste modelo digital”, afirmou o diretor de Modelo de Vendas da Via Varejo, Marcelo Nogueira.

Créditos/foto: Pontofrio


menu
menu