Vendas no varejo brasileiro recuam 0,2% - SuperVarejo
Vendas no varejo brasileiro recuam 0,2%

Vendas no varejo brasileiro recuam 0,2%

As vendas do comércio varejista brasileiro recuaram 0,2% em fevereiro ante janeiro deste ano (com ajuste sazonal), segundo a Pesquisa Mensal de Comércio divulgada nesta quinta-feira (12/04) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com fevereiro de 2017, o faturamento avançou 1,3%, 11ª alta consecutiva nesta base de comparação. Dessa forma, o setor acumula alta de 2,3% no ano.

Entretanto, no acumulado em 12 meses, o ritmo de recuperação desacelerou. Segundo o IBGE, as vendas do comércio cresceram 2,8% em fevereiro frente um avanço de 3,1% em 12 meses encerrados em janeiro.

O principal impacto negativo nas vendas do varejo foi do setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, um recuo de -0,6%. A queda compensou o avanço que o setor havia registrado no mês anterior, de 2,3%.

Outros recuos foram nos setores de tecidos, vestuário e calçados (-1,7%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,8%). Ambos tinham avançado 0,8% e 7,3%, respectivamente, na passagem de dezembro para janeiro, conforme indicam as informações do portal G1.

Em contrapartida, tiveram aumento nas vendas os setores de móveis e eletrodomésticos (1,5%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,8%); equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (2,7%); e livros, jornais, revistas e papelarias (1,6%).


menu
menu