Vendas de bens de grande consumo crescem 9,1%

Vendas de bens de grande consumo crescem 9,1%

As vendas de bens de grande consumo (BGC) aceleraram 9,1% em dezembro de 2017 em Portugal, beneficiados pelo período do Natal. É o que mostra os dados do “Scantrends” da consultora Nielsen. Neste período (4 a 31 de dezembro), as marcas de fabricante (10,1%) cresceram acima das marcas de distribuição (6,8%).

No total do ano, as vendas de BGC cresceram 4,2%. Nesse contexto, que terminou com evoluções equivalentes para produtos de marca e de marcas dos distribuidores (4,3% contra 4,2%), as redes mais expressivas de supermercados se mostraram o canal mais dinâmico, com crescimento de 6,7% em relação ao mesmo período de 2016.

A Nielsen dividiu sua análise em quatro categorias: alimentação, bebidas, higiene pessoal e produtos de limpeza.

As vendas de produtos alimentares cresceram 8,6% em dezembro frente ao mesmo período de 2016. Nesta categoria, as marcas de fabricantes tiveram crescente de 9,9%, enquanto as marcas de distribuição registraram saldo positivo de 6,4%.

Na categoria de bebidas, as vendas subiram 12,1%, onde as marcas de fabricante (12,2%) cresceram um pouco acima das marcas próprias (11,4%).

As vendas de produtos de limpeza aumentaram 7,1%, com as marcas de fabricante (7,8%) ficando acima das marcas de distribuição (5,7%).

Já os produtos de higiene pessoal apresentaram o maior crescimento do ano no Natal, 7,9%. As marcas de fabricante evoluíram 8,2% enquanto as marcas de distribuição aumentaram 6,7% nesta categoria. As informações são do portal português HiperSuper.

Créditos/foto: Hipersuper


menu
menu