Varejo brasileiro avança 0,9% em janeiro

Varejo brasileiro avança 0,9% em janeiro

O comércio varejista brasileiro cresceu 0,9% em janeiro ante dezembro de 2017 (com ajuste sazonal). Segundo os dados divulgados nesta terça-feira (13/03) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expansão no mês foi beneficiada pelas vendas no segmento de hipermercados e alimentos.

No comparativo com o mesmo mês do ano passado (sem ajuste sazonal), o volume de vendas do comércio avançou 3,2% em janeiro, a 10ª alta consecutiva e o melhor resultado desde 2014. No acumulado de 12 meses, o comércio cresceu 2,5%, o maior avanço desde 2014, quando atingiu 2,6%.

Segundo informações do portal G1, hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo tiveram um aumento de 2,3%. Da mesma forma, artigos de uso pessoal e doméstico também ajudaram no crescimento, com alta de 6,8%. Os dois segmentos compensaram as quedas no mês anterior, de 1,7% e 7,2%, respectivamente.

Entretanto, a gerente da coordenação de serviços e comércio do IBGE, Isabella Nunes, afirmou que apesar da trajetória positiva, o patamar atual de vendas está 8,1% abaixo do nível recorde alcançado em outubro de 2014. Dessa forma, segundo ela, pode-se afirmar que a recuperação do setor é “lenta e gradual”.


menu
menu