Varejo ampliado deve crescer 3,5% neste ano

Varejo ampliado deve crescer 3,5% neste ano

O varejo ampliado cresceu cerca de 3,5%, determinado pelos segmentos de veículos e material de construção, de acordo com a previsão do Instituto Brasileiro de Executivos e Mercado de Consumo (IBEVAR).

Segundo o presidente da instituição, professor Claudio Felisoni de Angelo, esse aumento está relacionado à retomada da economia e a volta da confiança do consumidor. “O balanço do último trimestre de 2018 já apontava para um progresso. Acredito que em 2019 o varejo apresentará bons resultados, tendo em vista a definição do quadro político e a própria sucessão de anos anteriores muito ruins”, considerou.

Além disso, ele associa o tardio aquecimento do varejo ao cenário político enfrentado nos últimos anos. “O período anterior às eleições foi de profunda incerteza para a população. O quadro político tem contribuído na recuperação da confiança do consumidor”, disse.

O professor também afirmou que os primeiros meses revelaram ainda um crescimento pouco expressivo das vendas, mas que uma melhora acentuada deve ocorrer no segundo semestre. Além disso, Felisoni também comentou que o impacto das políticas econômicas leva alguns meses para surtir efeito e que o período de retomada precisa ser analisado.

O executivo ainda avaliou o desempenho das vendas no e-commerce, que representam apenas 6% do volume total de varejo. Entretanto, pontuou que a velocidade de expansão do modelo de negócios é de 2,5 vezes ou 3 vezes mais rápida em relação ao varejo físico.

“O mercado e os consumidores estão em transformação. Acredito que as lojas físicas também vão se reinventar para acompanhar esse processo e não ficar para trás. Além disso, vivenciamos uma forte tendência da unificação dos canais de vendas e distribuição das empresas”, finalizou o professor.


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