Valor do imposto pago por brasileiros chega a R$ 1,3 trilhão de reais

Valor do imposto pago por brasileiros chega a R$ 1,3 trilhão de reais

Na última terça-feira, o “Impostômetro” da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) somou o valor de 1,3 trilhão de reais em impostos pagos pelos brasileiros. A marca chegou mais cedo em comparação ao ano passado, quando só foi registrado no dia 30 de agosto, o que revela crescimento da arrecadação tributária.

A marca equivale ao montante pago em impostos, taxas e contribuições no país desde o dia primeiro de janeiro de 2017. O dinheiro é destinado à União, aos estados e aos municípios, segundo informações do portal G1.

Esse avanço já reflete, possivelmente, a elevação do PIS e da Cofins sobre os combustíveis, além da inflação do período, conforme indica a avaliação de Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Ele destaca, porém, o lado positivo do crescimento do bolo tributário, que também é resultado da reação de setores como o comércio atacadista e automotivo, que têm apresentado expansão nos últimos 12 meses. “O comportamento da arrecadação sinaliza que, embora lentamente, a economia brasileira está no caminho da recuperação”, declarou Burti.


menu
menu