Totvs inaugura Espaço de Experiências Sensacionais

Totvs inaugura Espaço de Experiências Sensacionais

por Mirella Scattolin

Unindo tecnologia com inovação, a Totvs, empresa brasileira de softwares, inaugurou o Espaço de Experiências Sensacionais, um espaço totalmente visual que permite vivenciar tendências e soluções, do varejo, na prática.

O ambiente, que fica localizado na nova sede da empresa, na Zona Norte, da capital paulista, tem, ao todo, 145m² distribuídos entre Supply Chain (incluindo Agroindústria, Manufatura e Logística), Consumer (abrangendo Moda, Supermercado, Bem-estar e Food Services), Healthcare (Saúde) e Professional Services (que envolvem todo o mundo da Educação, Construção&Projetos, Hospitality, Serviços e Jurídico).

Além disso, o espaço conta com uma mesa interativa, uma tela touch screen de 70 polegadas, que retrata a “Cidade Totvs” em 3D, com simulações gráficas, vídeos e demos de todos os setores em que o grupo atua.

“Pensamos diferentes ambientes de varejo para demonstrar a abrangência de atendimento da companhia e como estamos conectados a uma visão de futuro. Nosso foco é combinar formas de melhorar a experiência do consumidor, do gestor da loja e do vendedor, para facilitar a experimentação de todos”, comentou o vice-presidente de distribuição de varejo, Ronan Maia.

Para o cenário de consumo, a companhia preparou pequenos espaços cenográficos que projetam um futuro, não muito distante, das rotinas de lojas, como, por exemplo, um provador inteligente, com espelho touch que permite interação direta com o vendedor, além da possibilidade do cliente alterar a cor do ambiente para visualizar como a roupa ficaria em determinada hora do dia.

No caso do supermercado, a Totvs projetou um self checkout prático e de fácil entendimento, que pretende reduzir o tamanho das filas que se formam e que às vezes até invadem os corredores próximos aos caixas. “Pesquisas apontam que filas são o maior incômodo e insatisfação do cliente nesse tipo de comércio, no supermercado”, afirmou Maia.

Dando continuidade a essa linha de autoatendimento, outra solução apresentada foi o “click and collect”, que além de agilizar o checkout, o aplicativo permite que o cliente faça compras online e passe no supermercado selecionado apenas para retirá-las. Falando nisso, a Totvs desenvolveu um aplicativo com promoções personalizadas com a ajuda da Carol – Inteligência artificial da companhia – que cruza informações de compra e perfil dos clientes para oferecer produtos com a maior probabilidade de compra.

Outro piloto do grupo é a precificação inteligente. A ação conta com a ajuda das etiquetas eletrônicas que permitem a alteração automática de preços nas prateleiras, o que facilita a gestão do supermercadista que consegue trabalhar com maior precisão na troca dos preços.

“Nós estamos trabalhando para fazer promoções automaticamente, baseadas nos resultados de giro, em resultados da operação. Com isso, a Carol escolheu alguns produtos para colocar em promoção, baseado em alguns fatores que ela estuda, especialmente giro, dia da semana e estoque”, explicou Maia.

Além das muitas fases de testes, as expectativas para uma nova realidade na rotina do varejo e a facilidade na produção das operações também estão em vista. “Para nós é muito importante mostrar para o varejista atual que isso funciona. A ideia é atrai-lo cada vez mais, leva-los a caminhar cada vez mais para a transformação digital dos seus negócios, facilitando a rotina e trazendo melhores resultados para eles”, conclui Maia.


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