Startup lusitana cria detergente que não agride o meio ambiente - SuperVarejo
Startup lusitana cria detergente que não agride o meio ambiente

Startup lusitana cria detergente que não agride o meio ambiente

A EcoXperience, startup formada em 2016 por um grupo de químicos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), recebeu € 700 mil de financiamento do Programa PT2020 para desenvolver detergentes ecológicos criados a partir de óleos alimentares usados, que são altamente poluentes – um litro contamina até um milhão de litros de água.

O dinheiro será aplicado no desenvolvimento da One-N-Done, uma cápsula 100% verde que transformará os resíduos em detergentes, como limpa-pisos, limpa-vidros, sabonetes, lava-louça etc, de forma quase que automática e com custo baixo.

O produto poderá ser usado tanto no setor industrial, quanto no doméstico, e funcionará igual às cápsulas usadas nas máquinas de lavar-roupas ou louças, recheadas com todos os agentes para a transformação do óleo usado e os ingredientes essenciais para os vários produtos de limpeza ecológica, sem produtos químicos que agridem o meio ambiente.

O projeto, que envolve cerca de dez investigadores do Departamento de Química da FCTUC, a Tecnocanto e o grupo Sonae, prevê que a novidade esteja no mercado até meados de 2020.


menu
menu