Setembro registra aumento de 0,5% no movimento do comércio

Setembro registra aumento de 0,5% no movimento do comércio

Em setembro, o Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 0,5% na avaliação mensal dessazonalizada, segundo dados informados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).

No acumulado em 12 meses, o indicador subiu 3,9% (outubro de 2017 até setembro de 2018 frente ao mesmo período do ano anterior). Na avaliação comparada a setembro do ano anterior, o varejo cresceu 2,7%.

O alto nível de desemprego e lenta melhora da atividade foram fatores que contribuíram para a diminuição do consumo, o que explica a recuperação demorada do varejo. Tendo poucos sinais de melhora econômica e apenas oscilações neste período eleitoral, a expectativa é de que o segmento continue em marcha lenta até o fim do ano, conforme indicam informações da Boa Vista SCPC.

Na análise mensal, os setores que mais tiveram alta, em valores dessazonalizados, foram o de “Móveis e Eletrodomésticos” (0,6%), “Tecidos, Vestuários e Calçados” (1,8%) e o de “Combustíveis e Lubrificantes” (0,6%). Já o setor “Supermercados, Alimentos e Bebidas” registrou queda de 0,1%, apesar de ter subido 3,8% na variação acumulada.


menu
menu