Saudabilidade, bebidas e pet: O que esperar de novo?

Saudabilidade, bebidas e pet: O que esperar de novo?

Confira abaixo, na cobertura exclusiva da SuperVarejo, quais foram os destaque do Pavilhão Verde e o que de melhor aconteceu nos quatro dias de evento.

por Nathalie Gutierres
fotos Moacyr Neto

Na área de exposição, várias empresas que levaram novidades em segmentos como alimentos, bebidas, pet care e limpeza, além de soluções para a gestão da loja. A seguir, confira alguns dos lançamentos.

Saudabilidade à mesa

Com o segmento em ascensão no mercado brasileiro, as indústrias investem cada vez mais em soluções para entregar esses produtos ao público. “É uma tendência mundial e temos muitos lançamentos direcionados a esse universo de pessoas que buscam esses atributos. Os supermercados estão abrindo as portas para esse tipo de produto”, contou o diretor executivo da Copra, Hélcio Oliveira.

A Copra levou oito novos produtos para essa edição, com opções para os mais variados preparos na cozinha. “Estamos lançando coberturas veganas, sem leite, nos sabores caramelo, chocolate e leite condensado, além do Coco Aminos, substituto do molho shoyu, mas sem soja”, exemplificou Oliveira, ao falar de alguns dos novos itens. Com mais de 90 anos de mercado, a Superbom levou várias novidades para seu estande na APAS Show. Os lançamentos integram uma linha com 13 produtos substitutos da carne animal, elaborados com a proteína isolada da ervilha.

“Antigamente, havia o mercado vegetariano, o vegano e o de pessoas que não restringiam o consumo. Hoje, as pessoas estão mais preocupadas com o que ingerem e há um grupo que está no cenário intermediário, que não deixa de comer carne, mas quer evitar. Então, resolvemos focar nesse público, que está em transição”, afirmou o diretor comercial da Superbom, Ivan Souza.

O grande destaque da linha é o filé ovolacto-vegetariano, segundo a empresa, o primeiro do Brasil. O produto é um grande substituto da carne, pois tem aspecto e sabor bastante próximos ao frango de verdade.

Bebidas: de cerveja a energético

No segmento de cervejas, o Grupo Petrópolis lançou quatro rótulos da linha especial Black Princess (Let’s Hop, Doctor Weiss, Miss Blonde e Back to the Red). “O objetivo de lançar quatro produtos de uma só vez foi ampliar a oferta da linha aos consumidores desse segmento, pois sabemos que têm uma forte característica de experimentar novos estilos”, explicou o diretor industrial da companhia, Diego Gomes.

Os novos itens têm um propósito claro para a marca, como detalhou Gomes. “Com o novo portfólio, queremos consagrar a Black Princess entre os consumidores que estão entrando no mercado de cervejas especiais, com foco nos estilos com mais afinidade do público, tanto que os rótulos são mais coloridos e joviais, seguem o estilo steampunk, que ganhou fama no final dos anos 1980 e traz uma realidade de espaço-temporal”, detalhou.

Outro segmento de bebidas que contou com novidade no pavilhão verde foi o de energéticos. O Bacchus-D Energy Drink vem da Coreia do Sul para o Brasil por meio da importadora OG Company.

Sem corante artificial e com quatro tipos de vitaminas B, a bebida é o suplemento vitamínico mais vendido em seu país de origem há mais de 50 anos, segundo informações da importadora. “A parte de bebidas é o nosso forte. E estamos com esse energético como novidade, que é o mais antigo da Coreia”, apresentou o gerente de marketing e vendas da empresa, Roberto Messias Pereira.

Pet Care

Indústria de alimentos para cães e gatos, a Special Dog levou lançamentos específicos para o setor supermercadista, com linhas compostas de 14 produtos. As novidades voltadas para os cachorros têm licenciamento do personagem Snoopy, enquanto o Garfield estampa os produtos para gatos. A companhia projeta crescimento de 11% para 2018.

“O objetivo dessa associação de forças entre a Special Dog e os personagens Snoopy e Garfield é levar aos supermercadistas oportunidades sólidas de ampliação nas vendas”, explicou o gerente de marketing, Fernando Manfrin. Além desses novos itens, a companhia começa a atuar no segmento de snacks para cães, com o lançamento dos Special Dog Snoopy Snacks, nos sabores carne e frango.

A Rações Reis levou para a APAS Show seu mais recente produto: Natural Pro, da marca Baw Waw. “É um alimento para atender a uma tendência de mercado. É uma linha de produtos sem corantes, mais naturais, orgânicos, que os bichinhos podem consumir para não terem futuros problemas intestinais. É o nosso grande lançamento”, afirmou a coordenadora de marketing e comunicação da empresa, Aline Garcia.

Queijos

A Vigor Alimentos anunciou a entrada em nova categoria no mercado, a de queijos especiais. Itens como Gruyère, Gouda e Emmental chegam aos supermercados em embalagens forma (com aproximadamente 3 kg) e fracionadas (em torno de 120 g), com imagens sugerindo a adição dos queijos em pratos simples do cotidiano do brasileiro, tais como hambúrguer, sanduíche e salada.

“A marca Vigor trabalhava anteriormente apenas com o parmesão ralado. Notamos que não havia marca nacional como referência em queijos especiais e vimos que tínhamos tudo para atuar nesse segmento. Estávamos com a solução dentro de casa”, contou o responsável pela unidade de negócios de queijos da empresa, Luís Renato Bueno.

Batata congelada

Presente há mais de duas décadas no mercado brasileiro, a McCain atua no segmento de batatas pré-fritas congeladas. “Essa categoria tem crescimento de 7% ao ano e, no varejo, tem avanço de aproximadamente 13% em volume. Além disso, tem penetração de 33% no país”, comentou a gerente de marketing da empresa, Victoria Gabrielli.

Entre as novidades da empresa está a versão Ao Forno. “O produto foi desenvolvido especificamente para essa proposta. Há pessoas que preparam no forno as versões que devem ser fritas, mas o resultado não é o mesmo. Com esse produto, a qualidade é superior”, resumiu a gerente de marketing.

Para promover os novos itens do portfólio, a companhia irá investir em ações no ponto de venda. “Estamos trabalhando com degustação em 100 lojas de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, para mostrar aos clientes as novidades. Assim, garantimos a conversão de compras”, revelou o gerente de produto da McCain, Guilherme Machado.

Limpeza

A Bettanin, que atua no segmento de limpeza, trouxe diversas soluções com foco na praticidade. “Nossos produtos foram pensados para facilitar a vida do nosso público, para que as pessoas gastem menos tempo cuidando da casa e tenham mais tempo para o lazer”, disse o diretor geral da empresa, Aguinaldo Fantinelli.

Os produtos químicos também estão no foco dos investimentos da empresa, que lança itens que combatem 99,9% das bactérias. “Nossos produtos começam a ser vendidos com preço dos líderes de mercado, com um atributo a mais, que é garantir a limpeza, matando as bactérias”, pontuou o diretor geral.

Tecnologia

A Holding Grupo Máxima, que compreende as empresas Máxima Sistemas, Life Apps e OnNet System, começou a atender de ponta a ponta toda a cadeia de abastecimento, com soluções para que o varejista otimize sua atuação no mercado online. Entre os recursos apresentados durante a APAS Show estão um app móvel para o varejo, que traz economia de tempo e comodidade ao consumidor final, além de uma plataforma de comércio online B2B para o mercado atacado distribuidor.

“Essa transformação digital é uma realidade em outros mercados e países, o que confirma a inevitabilidade dessa evolução, ou seja, a pergunta não é ‘se’ e, sim ‘quando’ esse canal de vendas se tornará o principal. Nosso objetivo é reforçar e contribuir com esse crescimento, através de uma ferramenta ágil, simples e, principalmente, especialista para o atacado distribuidor”, explicou o gestor do mercado de B2B da Máxima Sistemas, Victor Yudi.


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