Safra de soja 2018/19 deve ficar entre 116,8 milhões e 119,3 milhões

Safra de soja 2018/19 deve ficar entre 116,8 milhões e 119,3 milhões

A expectativa para a safra da soja 2018/19, em fase de plantio, é de que o volume fique entre 116,8 milhões e 119,3 milhões de toneladas, de acordo com dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento, hoje (08/11). A questão é que houve um reajuste para baixo ante a previsão anterior, mesmo que a expectativa de exportação tenha sido elevada.

Segundo informações do portal G1, no primeiro levantamento sobre a temporada de outubro, a Conab havia estimado a colheita entre 117 milhões a 119,4 milhões de toneladas. Caso a nova previsão se confirme, ficaria, na melhor das hipóteses, em linha com o recorde de 119,3 milhões de toneladas registrado no ciclo 2017/18.

No entanto, as chuvas acima da média têm contribuído para o plantio e desenvolvimento das lavouras, como comentou o superintendente de Informações do Agronegócio da Conab, Cleverton Santana.

“A perspectiva para os próximos meses é de as condições permanecerem favoráveis para todos os cultivos de modo geral. A priori, não tem nenhum problema momentâneo… Em relação à produtividade, as expectativas para a próxima safra são excelentes”, afirmou ele.

Em contrapartida, algumas regiões enfrentaram alguns problemas por causa da umidade em excesso. Como ocorreu em Mato Grosso do Sul, onde houve a necessidade de replantio devido ao encharcamento de solo, chuva de granizo e aprofundamento de sementes, resultando uma área de aproximadamente mil hectares.

Ainda segundo o portal G1, algumas áreas têm apresentado ataques de bicudo da soja em plântulas e alguns casos de requeima, que prevalece principalmente nos cultivos da oleaginosa quando ocorrem chuvas frequentes após a semeadura, destacou a companhia no relatório.

Mesmo assim, os embarques do país, devem totalizar 76 milhões de toneladas, estável ante 2017/18, quando as vendas estão estimadas para serem as maiores da história. O volume representa um aumento de um milhão de toneladas em comparação com a estimativa anterior.


menu
menu