Rede supermercadista paraguaia investe em eficiência energética

Rede supermercadista paraguaia investe em eficiência energética

O supermercado Superseis, que faz parte do shopping center Paseo La Galería, no Paraguai, investiu em sistemas de refrigeração e de gerenciamento em prol da eficiência energética. As primeiras instalações na cadeia de supermercados aconteceram há dois anos, enquanto que as mais recentes foram inauguradas no último trimestre de 2016. Há outros supermercados ainda com previsão de comissionamento e inauguração, segundo informações da Danfoss, responsável pela implantação dos novos sistemas.

“Trata-se de parte de um projeto maior em que fornecemos uma solução completa de refrigeração para uma série de supermercados. No entanto, esse é o projeto de maior visibilidade dentro desse pacote, sendo importante para nós participarmos de um empreendimento tão prestigiado. Um excelente caso que podemos usar para referência futura,” afirma o gerente de vendas para Argentina, Uruguai e Paraguai, tesoureiro da Asociación Argentina del Frío (AAF) e tesoureiro da seção paraguaia da ASHRAE, Javier Alejandro Korenko Chmielewski.

A Danfoss forneceu os controles mecânicos, incluindo detectores de gás para o sistema, além de um sistema completo de gerenciamento (Adap-Kool®) para melhor eficiência energética e rastreabilidade da temperatura na refrigeração de alimentos. Para os donos de lojas, um sistema confiável é prioridade.

“O sistema de refrigeração em supermercados é uma aplicação muito complexa. Alimentos precisam de estabilidade de temperatura para continuarem frescos e próprios para o consumo. Por isso, ter um sistema confiável e robusto para a adequada operação ao longo dos anos é uma obrigação nesse segmento. A Danfoss forneceu componentes de alta qualidade, assim como suporte comercial e técnico”, diz o engenheiro e gerente técnico para lojas e projetos da Retail S. A. (Supermercados Superseis, Stock y España Grupo Vierci), e presidente eleito da ASHRAE, Seção Paraguai, Rodrigo Arias.

De acordo com a Danfoss, eficiência energética é um assunto primordial no Paraguai e, para isso, estão sendo feitos investimentos em infraestrutura e construção civil. A rede de supermercados Stock, que compreende o Superseis, deve continuar a crescer e consolidar sua posição no Paraguai como principal cadeia varejista, fortalecendo seu desenvolvimento tecnológico focalizado em eficiência energética e sustentabilidade ambiental. Seu foco atual é em novas estruturas para funcionamento com sistemas de baixa carga de refrigerante, além de fluidos secundários.

O principal motivo para o uso de refrigerantes secundários (uma solução de propilenoglicol em média temperatura) é reduzir vazamentos. “Para reduzir a carga de líquido refrigerante em baixas temperaturas, nós usamos unidades condensadoras em cascata com sistemas de glicol. Desta forma, a tubulação foi reduzida para menos de 40 metros,diminuindo, assim, o risco de vazamentos”, explica o presidente da Asociación Argentina del Frío (AAF), presidente da Seção Paraguai da ASHRAE e membro da ASHRAE, envolvido como engenheiro consultor líder do projeto, Roberto R. Aguiló.


menu
menu