Consumidores fecharam o ano no vermelho

Consumidores fecharam o ano no vermelho

Quatro em cada dez consumidores (38%) fecharam o ano de 2017 no vermelho, ou seja, sem conseguir pagar todas as contas, enquanto 45% afirmaram estar no limite do orçamento, segundo pesquisa realizada pelo Indicador de Propensão ao Consumo calculado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Os dados também mostraram que apenas 13% estão com sobra de recursos.

Com as contas no limite, quase a metade dos consumidores (48%) tem intenção de diminuir o nível de gastos no próximo mês. A principal razão é o nível elevado dos preços, citada por 24%, além do desemprego (18%); a busca constante para economizar (18%); e o endividamento e a situação financeira difícil (16%).

Excluindo os itens de supermercado, os produtos que os consumidores planejam adquirir ao longo de janeiro são em sua maioria roupas, calçados e acessórios (27%); remédios (17%); recarga para celular (13%); perfumes e cosméticos (10%); móveis (8%), entre outros.

“O pagamento do 13º salário pode aliviar a situação do consumidor, mas vale lembrar que se trata de um aumento de renda temporário. Uma vez restaurado o equilíbrio do orçamento, o consumidor precisa manter o controle dos gastos, estabelecendo prioridades e fazendo ajustes quando necessário. É uma tarefa constante, que exige disciplina, mas que faz diferença no bem-estar financeiro do consumidor”, afirmou a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.


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