Qatar se mostra como mercado promissor para produtos brasileiros

Qatar se mostra como mercado promissor para produtos brasileiros

Por Natasha Bin, no Qatar

De olho no futuro do país sede da Copa do Mundo de Futebol de 2022, empresas de todos os cantos do planeta se reuniram na Hospitality Qatar, feira de negócios voltada para os setores de turismo, hotelaria e alimentação, que aconteceu em Doha no início de novembro. Dos 188 expositores, nenhum representante brasileiro: um desperdício se considerar o poder aquisitivo do país, que é o mais rico do mundo, e a baixa produção local de bens de consumo não duráveis, como alimentos.

“Nós acreditamos que o Brasil poderia contribuir muito com o Qatar, pois, além de ter sediado a Copa de 2014, é um dos maiores exportadores de alimentos do mundo”, afirma Haidar Mshaimesh, gerente geral da IFP, empresa que organiza o evento. De acordo com o executivo, a lista de produtos que pode ser introduzida no país do Golfo é praticamente infinita, com destaque para carnes e itens frescos. “Há muito espaço para empresas brasileiras exportarem para o mercado do Qatar”.

Burocracia e impostos são alguns dos obstáculos para que os produtos brasileiros cheguem às gôndolas do país ou aos estandes das feiras, já que o Brasil não poupa taxas inclusive para itens que ficarão expostos, sem destino comercial. Segundo dados de 2016 do Observatório de Complexidade Econômica, apenas 1,3% das importações no Qatar vêm do Brasil, sendo que 25% desse montante é referente a importação de carnes.

Para a próxima edição do evento, em novembro de 2019, a organização espera ter a presença de marcas brasileiras. “As prioridades do Qatar nos próximos anos é a Copa do Mundo, segurança dos alimentos e turismo. Nem é preciso dizer que o Brasil é um player global nos três campos”, destaca Haidar.

Nos três dias de evento, a Hospitality Qatar contou com mais de 7 mil visitantes e com o lançamento de produtos de mais de 20 países. A organização estima ter gerado pelo menos 400 reuniões de negócios durante a realização feira.

Foto/Crédito: Divulgação/Hospitality Qatar


menu
menu