Prévia do PIB mostra que economia cresceu 0,25% no segundo trimestre

Prévia do PIB mostra que economia cresceu 0,25% no segundo trimestre

A economia brasileira permaneceu em crescente no segundo trimestre de 2017, porém em ritmo lento, como apontou o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) divulgado pelo Banco Central, nesta quinta-feira (17/08). Entre abril e junho, o índice registrou crescimento de 0,25% em comparação com o primeiro trimestre deste ano (janeiro a março). O resultado foi calculado após o ajuste sazonal, uma espécie de “compensação” para comparar períodos diferentes de um ano. 

Esse foi o segundo trimestre consecutivo de alta no indicador, segundo informações do portal G1. No primeiro trimestre, o IBC-Br apontou alta de 1,21% no Produto Interno Bruto (PIB), no cálculo revisado pelo BC. No último trimestre do ano passado foi registrada queda de 0,47%.

Em relação a 2017, os analistas do mercado financeiro estimam alta de 0,34% no PIB, porém, o Ministério da Fazenda, do Planejamento e o Banco Central estimam uma expansão na ordem de 0,5%.  

O IBC-Br é um indicador criado para tentar antecipar o resultado do Produto Interno Bruto, que é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


menu
menu