PIB do agronegócio tem queda de 2,6%

PIB do agronegócio tem queda de 2,6%

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio apresentou queda de 2,6% no primeiro trimestre de 2018 ante o mesmo período de 2017, resultado da baixa produção das principais culturas. Os dados são do levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e foram divulgados na última semana.

Em receita, o PIB totalizou R$ 1,6 trilhão. A estimativa anual de algumas culturas caiu, de acordo com o último Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, divulgado em maio. Apenas a soja apresentou crescimento de 0,6%.

“Quando falamos que a soja cresceu, apesar de não parecer um índice tão alto, precisamos lembrar que foi um crescimento sobre o ano em que tivemos uma safra recorde”, comentou a gerente de contas nacionais trimestrais do IBGE, Cláudia Dionísio.

Entretanto, o consumo das famílias teve elevação de 2,8% nos três primeiros meses deste ano na comparação com o mesmo período de 2017. Segundo informações do portal feed&food, o avanço ocorre pelo quarto trimestre consecutivo.

A diferença de resultados no setor, com crescimento de 1,4% frente ao primeiro trimestre do ano anterior, pode ser explicada a partir da sazonalidade na colheita das safras. “Aqui estamos comparando o primeiro trimestre, que tem safra de soja, com um trimestre que não tem esta safra. Precisamos considerar a sazonalidade”, explicou Cláudia.


menu
menu