PIB do Agronegócio permanece com saldo abaixo do esperado

PIB do Agronegócio permanece com saldo abaixo do esperado

O saldo do Produto Interno Bruto (PIB) ainda não consegui uma recuperação expressiva e apresentou-se 0,85% abaixo do esperado no acumulado do ano, ainda que os resultados apresentaram alta no mês de julho, conforme informou o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Segundo o portal Feed&Food, o PIB nacional deve se consolidar com crescimento em 2018, porém com resultado não tão satisfatório como o esperado pelo mercado no começo deste ano. O cenário permanece adverso para a renda acumulada no agronegócio em 2018, que está atrelado à redução dos preços dos produtos agropecuários, como afirmaram os pesquisadores da entidade.

Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontaram que o PIB cresceu 1,1% nos primeiros seis meses deste ano ante o mesmo período do ano passado. Segundo o último relatório Focus do Banco Central, a estimativa de crescimento para o PIB, conforme média da análise de agentes do mercado está em 1,36%.

A previsão atual é considerada bastante abaixo dos 3,14% esperados no primeiro relatório Focus, divulgado no início de janeiro. Os pesquisadores afirmaram que esse baixo crescimento econômico segue acompanhado pela manutenção do elevado déficit público, pela alta taxa de desemprego e pela queda do poder de compra da população brasileira.

Outro fator que influenciou neste cenário foi o período eleitoral, o que é preocupante para todos os setores produtivos brasileiros, com destaque ao agronegócio, que também tem sofrido com elevações de custo.

Ainda segundo o portal Feed&Food, há cinco meses, a elevação nos preços – em especial dos produtos agrícolas – mostrou-se mais expressivo, fazendo com que isso reflita positivamente nos resultados mensais, tanto da renda gerada no agronegócio como um todo quanto no segmento primário (dentro da porteira).

Os pesquisadores do Cepea indicam que ainda não se verifica reversão do desempenho negativo no acumulado do ano para a renda do setor.


menu
menu