PIB brasileiro cresce 0,4% no 1º trimestre deste ano - SuperVarejo
PIB brasileiro cresce 0,4% no 1º trimestre deste ano

PIB brasileiro cresce 0,4% no 1º trimestre deste ano

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 0,4% no primeiro trimestre deste ano ante o trimestre anterior, conforme divulgou hoje, 30/05, o IBGE (Índice Brasileiro de Geografia e Estatística). Em valores correntes, o PIB em 2017 foi de R$ 1,6 trilhão.

Foi a quinta alta seguida nessa medida após oito quedas consecutivas. Comparado com os primeiros três meses do ano passado, a alta foi de 1,2%.

Entre os setores da economia, a agropecuária cresceu 1,4% – em relação ao trimestre anterior, mas caiu 2,6% ante o mesmo período de 2017. Indústria e serviços mostraram variação positiva de 0,1%, superando as expectativas, visto que o esperado do mercado era de uma alta entre 0,1% e 0,5%.

Do lado da demanda, o consumo das famílias manteve a trajetória de recuperação com alta de 2,8%, quando comparado com o mesmo período de 2017. Os investimentos subiram 0,6%, assim como a taxa de poupança, que registrou aumento de 15,8% para 16,3% no mesmo período.

Somente o consumo do governo mostrou retração no período, de 0,4%, em meio ao forte ajuste fiscal diante das contas públicas no vermelho.

Em contrapartida, um dos pontos fracos da Indústria foi a Construção Civil, um dos setores que mais refletiram a crise, caindo 2,2% na base anual.

A Extração Mineral também registrou queda anual de 1,9%, com impacto tanto da extração de petróleo e gás natural como de minérios ferrosos.

Já as importações subiram 7,7% enquanto as exportações cresceram 6%.


menu
menu