PIB brasileiro avança 1% no primeiro trimestre de 2017, após 8 quedas consecutivas

A economia brasileira retomou o crescimento no primeiro trimestre deste ano, interrompendo oito períodos consecutivos de queda. A informação foi anunciada nesta quinta-feira (1º de junho) pelo IBGE, que mostrou um avanço do PIB (Produto Interno Bruto) de 1% no período no comparativo ao quarto trimestre de 2016. Esse dado mostra que, em valores correntes, a economia do país registrou a produção de R$ 1,595 trilhão.

Porém, o PIB, Produto Interno Bruto, teve um recuo de 0,4% em relação ao mesmo trimestre do ano passado, sendo o 12º recuo contínuo, de acordo com informações divulgadas pelo portal de notícias Uol. No acumulado de quatro trimestres, a economia registrou encolhimento de 2,3% no comparativo com os quatro períodos imediatamente anteriores. Já em 2016, ano em que o país enfrentou a segunda recessão seguida, houve queda de 3,6%.

O aumento de 1% na economia atingiu a expectativa de analistas entrevistados pela agência de notícias britânica Reuters, que estimaram o valor alcançado em relação aos três últimos meses do ano passado. Na mesma comparação, Henrique Meirelles, ministro da fazenda, previu um avanço de 0,7%, enquanto a Fundação Getulio Vargas indicava um aumento maior que o resultado obtido no PIB, de 1,19%.


menu
menu