Páscoa 2018: Previsão de alta nas vendas - SuperVarejo
Páscoa 2018: Previsão de alta nas vendas

Páscoa 2018: Previsão de alta nas vendas

Com base na retomada do crescimento da economia, a expectativa é que os consumidores comprem mais produtos na Páscoa deste ano. Para a Associação Paulista de Supermercados (APAS), o cenário positivo do mercado irá impulsionar a volta pela procura de produtos tradicionais desta sazonalidade, a exemplo da previsão de crescimento de 4% a 5% nas vendas de ovos de chocolate.

“Na Páscoa de 2017, o Brasil estava vivendo uma das piores crises de desemprego da história, com quase 14 milhões de pessoas fora do mercado de trabalho. Com isso, o consumidor estava mais contido para gastar. Hoje o desemprego diminuiu, a confiança na economia está cada vez maior e o consumidor está mais propenso a comprar produtos que ele havia tirado da lista”, explica o economista da APAS, Thiago Berka, que estima crescimento de 4% nas vendas gerais do setor neste período no comparativo ao ano anterior

Além dos chocolates, outros dois produtos bastante consumidos no período da Quaresma, que antecede a Páscoa, são os pescados e os ovos de galinha. Em relação aos pescados, a APAS estima um crescimento de vendas entre 2% e 4%. Já para os ovos de galinha, os preços atingem normalmente seus melhores resultados neste período devido à alta demanda, por isso a estimativa é de crescimento de 6% a 8% nas vendas.

Preços dos chocolates

Também muito utilizados como presentes de Páscoa, os chocolates estarão com preços mais contidos em 2018. A expectativa é de crescimento de 3% com relação a igual período do ano passado. Os doces em geral, no acumulado de 2017, apresentaram deflação de -0,84%. “Os motivos desta menor expectativa de preços estão no dólar estável, os contratos e salários indexados pela inflação oficial (IPCA) com a base menor do ano, e dos preços de matérias-primas ainda sendo influenciados pela supersafra de 2017”, comenta Berka.

Estratégias de vendas

Logo após o Carnaval, os supermercados começam a preparar as lojas para receber os produtos de Páscoa e desenvolvem estratégias de marketing para atrair os consumidores. De acordo com a APAS, as ações mais realizadas por cerca de 70% dos supermercadistas são mudança de layout da loja (gôndolas, ilhas, parreira de ovos, decorações especiais, entre outras), degustações no ponto de venda, descontos e ofertas especiais em produtos típicos da data. Em menores proporções, estão ações como promoções “mais-por-menos” e interatividade com as crianças.


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