Otimismo no setor supermercadista avança em março

Otimismo no setor supermercadista avança em março

A Pesquisa de Confiança dos Supermercados do estado de São Paulo (PCS/APAS) aponta que 36% dos empresários do setor estão com otimismo geral (ambiente econômico atual e futuro) em março, o que significa aumento aproximado de 4,5 p.p. em relação fevereiro. Já o pessimismo e a neutralidade caíram em torno de 2 p.p. cada.

Outro indicador que também demostrou crescimento frente ao PCS de fevereiro foi o otimismo futuro geral, que subiu de 41% para 47%.  Ainda falando de futuro, a expectativa com as vendas nos supermercados também deu um salto significativo, passou de 44% para 57%.

“Este aumento do otimismo do setor supermercadista com o presente, mas, principalmente com o futuro está relacionado com números positivos das vendas no primeiro bimestre que deixaram esperançosos os empresários”, explica o economista da APAS, Thiago Berka.

Outro ponto de relevância nas expectativas futuras é em relação aos empregos. As demissões no setor são naturais em janeiro e fevereiro e, a partir de março, iniciam as contratações, portanto, o fator emprego do supermercado saltou de 11% para 43%. “Isso que demonstra que o setor deve iniciar um movimento de novas vagas formais a partir de agora”, avalia Berka.

O momento político atual teve impacto direto na confiança do setor. Nos fatores de percepção atual dos governos federais e estaduais, o otimismo com a atual situação está em 14% e 29%, respectivamente, enquanto o otimismo futuro é de 21% e 36%, respectivamente. “O compasso de espera com as eleições é a tônica da baixa percepção de melhoria do quadro do estado brasileiro”, finaliza o economista da APAS.


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