Os insights da APAS Show - SuperVarejo
Os insights da APAS Show

Os insights da APAS Show

Amigo leitor,

O maior evento supermercadista do mundo, realizado em maio em São Paulo, trouxe a discussão – sob o tema Nós Amamos Supermercado – da relação entre todos os elos da cadeia de abastecimento, desde o produtor até o consumidor final, passando pela indústria, distribuidores e, claro, pelos pontos de venda.

Enquanto nos quatro pavilhões da área de exposição as empresas realizavam reuniões, fechavam negócios e apresentavam seus lançamentos e serviços aos mais de 70 mil visitantes, nos auditórios do congresso os palestrantes discutiam tendências, apresentavam estudos e cases de sucesso nacionais e internacionais envolvendo o tema.

A necessidade e importância da inovação foram pontos comuns discutidos em todas as áreas, seja na gestão de pessoas, na operação da loja, no direcionamento do marketing, na estrutura da estratégia, seja no relacionamento e atendimento ao cliente.

Das lições que os especialistas deixaram, algumas das mais importantes foram as de que o supermercado é um lugar de relacionamento e não só de abastecimento e de que o cliente, independentemente de ser jovem ou mais maduro, está procurando essa conexão.

Isso também mostra que o consumidor mudou, adquiriu novos hábitos e que, hoje, ele é no mínimo três vezes mais propenso a trocar de loja se for mal atendido ou encontrar uma área de venda suja e desorganizada do que se tiver um erro de preço ou uma falta de produto, por exemplo.

Enfim, a percepção de preço baixo e justo e os alimentos frescos, principalmente na área de FLV, devem ter atenção especial, pois são decisivos para a escolha. E sua loja? Está conseguindo passar isso para o seu cliente? Se a resposta for negativa, é hora de rever conceitos e processos e deixar claro qual o seu propósito.

Bons negócios e uma ótima leitura.


menu
menu