Número de novas empresas cresce 5,1% no terceiro trimestre

Número de novas empresas cresce 5,1% no terceiro trimestre

O número de novas empresas cresceu 5,1% no terceiro trimestre de 2017 em relação ao trimestre anterior. É o que aponta um levantamento da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), que indica que os valores acumulados no ano (janeiro a setembro) avançaram 8,2% quando comparados ao mesmo período do ano passado.

Na classificação por forma jurídica, a variação acumulada no ano apontou que o Microempreendedor Individual (MEIs) teve um acréscimo de 13,2%, ante o mesmo período do ano passado, enquanto Microempresas (MEs) apresentaram variação de 2,8%. Em contrapartida, outros tipos de empresas caíram 19,1%.

Em termos de composição, no acumulado do ano as MEIs representam 75,9%, enquanto as MEs participaram com 16,6% do total. As outras categorias de empresas correspondem a 7,4% dos casos.

Na análise por setores, o levantamento mostrou que o setor de serviços registrou leve aumento, passando de 55,7% para 55,9%. O comércio, por sua vez, manteve sua representatividade de 34,7%, enquanto o setor industrial voltou a perder participação, passando e 8,6% para 8,1%. Já o setor rural cresceu 0,2 pontos percentuais, com atuais 1,3% da totalidade das empresas.

Nos valores acumulados até o terceiro trimestre por regiões, Centro-Oeste e Norte obtiveram maior crescimento no número de novas empresas, e registraram alta de 12,4% e 11,3%, respectivamente, em comparação ao mesmo período do ano anterior. As demais regiões, Sul (10,8%), Sudeste (7,4%) e Nordeste (4,8%), apresentaram menor crescimento.


menu
menu