Nielsen Shopper Insights – julho

Nielsen Shopper Insights – julho

O QUE SURGE NA LISTA DE COMPRAS COM A CHEGADA DO INVERNO?

Categorias esquentam as vendas do Varejo

O segundo trimestre do ano trouxe movimentações sazonais com o dia das mães e as festas juninas por todo o país, entretanto, além de datas festivas, o outono e a chegada do inverno fez com que as as famílias realizassem algumas alterações na sua lista de compra, ajudando a esquentar as vendas do varejo.

Apesar da espera do crescimento em categorias sazonais, foi notável a  movimentação de crescimento do consumo de categorias que estão presentes no carrinho do shopper normalmente.

Analisando o primeiro trimestre, predominante quente versus o segundo, os maiores gastos das famílias foram impulsionados por bebidas alcoólicas e não alcoólicas, como vinho, café, destilados e chás, apresentando crescimento de dois dígitos em gasto médio.
Em relação aos canais, o Autosserviço e Cash&Carry se destacam com a cesta de bebidas, enquanto Hortifruti teve crescimento com categorias como biscoitos, margarina e cerveja – essa com destaque no segmento premium.

Outra grande preocupação no frio é a hidratação com a pele, fazendo com que a pessoas comprem mais cremes corporais. Essa tendência beneficia as Perfumarias, local em que as famílias passaram a gastar mais 7% com esse item, principalmente para a região do rosto.  Já para o segmento de corpo, o canal Porta a Porta apresentou melhor desempenho – 67% acima da Perfumaria.nielsen junho2

Inovação e lançamentos também estão são grandes apostas, mesmo em momentos de instabilidade econômica. Categorias que apresentaram esses fatores de diferenciação, como café cápsula, cereais matinais, chá seco, reforçam a importância em oferecer um sortimento que atenda diferentes perfis de shoppers, principalmente os que estão mais abertos a escolhas no ponto de venda.

O volume com promoção na ocasião de compra de café com cápsulas aumenta
47%
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