Movimento dos consumidores cresce 0,1%

Movimento dos consumidores cresce 0,1%

O movimento dos consumidores nas lojas de todo o país cresceu 0,1% em janeiro de 2018, já descontadas as influências sazonais.  Os dados são do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. Na comparação com o mesmo mês de 2017, o crescimento foi maior, de 6%.

O segmento com maior crescimento foi o de móveis, eletroeletrônicos e informática, com alta de 6,8% em janeiro quando comparada com o mesmo período do ano passado, enquanto veículos, motos e peças registrou alta interanual de 3,7%. Outro ramo com elevação foi o de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, que registrou crescimento de 3,5%.

Entretanto, os segmentos que tiveram recuo no período foram: Combustíveis e lubrificantes (-7,8%); tecidos, vestuários, calçados e acessórios (-7,3%) e materiais de construção caíram 8,7%.

Segundo os economistas da Seresa Experian, a continuidade da expansão da renda real dos consumidores e a ampliação da oferta de crédito contribuíram para um resultado positivo da atividade varejista em janeiro, especialmente quando comparado com o mesmo mês do ano passado. 


menu
menu