Movimento do comércio avança 0,4% em julho

Movimento do comércio avança 0,4% em julho

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das empresas varejistas no Brasil, subiu 0,4% em julho na avaliação mensal dessazonalizada, de acordo com informações levantadas pela Boa Vista SCPC. Com o acumulado de 12 meses – agosto de 2017 a julho de 2018 –, o indicador cresceu 4,4%. Porém na avaliação contra julho do ano passado o varejo se manteve estável.

Após a greve dos caminhoneiros em maio, o mês de julho esboça leve ascensão nas atividades do varejo. Apesar de o cenário econômico continuar fragilizado na empregabilidade, as baixas vendas nos setores de alimentos e combustíveis têm sido a maior razão para o tímido crescimento. O resultado faz com que haja certa expectativa para a questão de empregos no país e melhorias de crédito para os próximos meses, levando o varejo a apresentar um maior desenvolvimento.

O setor que mais apresentou alta foi o de “móveis e eletrodomésticos” com 0,6%, logo após “tecidos, vestuários e calçados” com 2,2% de crescimento, e os “supermercados, alimentos e bebidas” se manteve estável na série dos dessazonalizados, porém, sua variação acumulada subiu 4%. O único segmento que registrou queda foi o de “combustíveis e lubrificantes” com 0,1% em julho, enquanto a série sem ajuste acumulada em um ano apresenta queda de 1,2%.


menu
menu