Ministério da Agricultura cria comissão para inspeção da carne

Ministério da Agricultura cria comissão para inspeção da carne

Diante dos desafios do setor de carne no Brasil, o Ministério da Agricultura anunciou a criação da Comissão Científica Consultiva em Tecnologia de Produtos de Origem Animal, sob o domínio da Secretaria de Defesa Agropecuária, conforme portaria publicada nesta quarta-feira (09/08), no Diário Oficial da União.

Essa nova comissão foi criada em meio à suspensão de importações de carne bovina brasileira pelos Estados Unidos, devido a problemas decorrentes da vacina contra febre aftosa, além da Operação Carne Fraca da Polícia Federal, gerando assim uma crise de credibilidade no setor de proteínas do Brasil.

Segundo informações do portal Exame, a comissão será responsável por emitir pareceres e fornecer subsídios técnico-científicos em tecnologia de produtos de origem animal e subsidiar tecnicamente a definição de critérios de processos e produtos de origem animal.

De acordo com a portaria, o órgão será composto por integrantes especializados na inspeção de produtos de origem animal, “sendo que o seu coordenador deverá ter conhecimento tecnológico nas áreas de carnes de ruminantes, equídeos, suídeos e aves, bem como de leite, mel, ovos e pescado”. A determinação de membros ficará a cargo do secretário de Defesa Agropecuária, Luís Eduardo Rangel.


menu
menu