Mercado mantém previsão de alta do PIB para este ano em 1,5% - SuperVarejo
Mercado mantém previsão de alta do PIB para este ano em 1,5%

Mercado mantém previsão de alta do PIB para este ano em 1,5%

A previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2018 em 1,5% foi mantido pelos economistas do mercado financeiro, como consta no mais recente boletim de mercado, conhecido como relatório “Focus”, divulgado hoje (06/08) pelo Banco Central, baseado em um levantamento feito na semana passada com mais de 100 instituições financeiras.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia. Há dois anos, o Produto Interno Bruno registrou uma retração de 3,5%. Já no ano passado, houve crescimento de 1% e a recessão no país foi encerrada.

De acordo com informações do G1, além de permanecer com a estimativa de alta do PIB de 2018 em 1,5%, os economistas dos bancos também mantiveram a previsão de expansão econômica para os próximos três anos (2019,2020 e 2021), que continuou em 2,5%.

Taxa de juros

De acordo com o estudo, os analistas do mercado financeiro previram estabilidade de 6,5%, na taxa básica de juros da economia, a Selic, até o final deste ano – atual patamar e piso histórico.

Na última semana, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve os juros nesse patamar.

Diferentemente de 2018, para o fim do próximo ano, a estimativa do mercado financeiro para a Selic permaneceu em 8% ao ano. Sendo assim, os analistas preveem alta dos juros em 2019.


menu
menu