Jornada de compra do brasileiro transitará entre online e físico

Jornada de compra do brasileiro transitará entre online e físico

Os brasileiros devem navegar entre os canais online e físicos em apenas uma jornada de compra ao adquirir os presentes para o final do ano. A constatação é da oitava edição da Pesquisa de Natal promovida pela Deloitte, que destaca o tema “A jornada do consumidor entre canais”, e identifica que 93% dos consumidores farão isso pelo fato dos diferentes formatos apresentarem preferenciais diversificados ao longo do processo.

Segundo o levantamento, as lojas online serão a opção preferencial em 51% das compras neste período do ano. Entre as justificativas apontadas estão: preços melhores (51%), maior oferta de mercadorias (60%), praticidade e velocidade (53%); e facilidade de pagamento (50%).

Já aqueles que escolherão as lojas físicas têm os seguintes motivos: a possibilidade de verificar e provar o produto pessoalmente (48%), a oportunidade de negociação de preço (40%), a facilidade de troca/devoluções apontada como beneficio por 39% dos entrevistados e o recebimento imediato do produto (37%).

Para esta edição do estudo, a Deloitte mapeou o comportamento dos brasileiros. Entre as tendências identificadas, a maior influência na hora da decisão de consumo está nas redes sociais. Aproximadamente 31% dos entrevistados entre 18 e 24 anos se dizem influenciados pelas publicações das mídias sociais antes de efetuar uma compra. Já os brasileiros entre 25 e 30 anos representam 30% desse cenário, enquanto consumidores na faixa etária entre 31 e 40 anos representam 26%; e aqueles com idade superior a 40 anos, 21%.

Além desses fatores, ler recomendações e pesquisar preços antes de comprar um produto estão entre os principais hábitos dos brasileiros. Segundo a pesquisa, 40% dos entrevistados disseram ter aumentado o ritmo de busca na internet antes de efetuar uma compra. Outros 37% fizeram mais buscas em sites de comparação de preços e outros 33% dizem ter ampliado o volume de compras pela internet.


menu
menu