Intenção de consumo segue em alta em BH

Intenção de consumo segue em alta em BH

O índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de Belo Horizonte (MG) manteve, no primeiro trimestre de 2018, a trajetória de alta apurada nos últimos três meses de 2017, conforme apurou a Fecomércio MG. A pesquisa foi realizada com base em dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que divulgou 88 pontos, relativos ao ICF nacional.

Em março, o indicador apresentou a sexta elevação consecutiva, ao passar de 88,5 pontos para 89,4, o maior patamar desde o mesmo mês de 2015. No mesmo período do ano passado, o número era bem inferior (79 pontos).

As boas perspectivas são reforçadas quando observados os sete itens que compõem o IFC, destacando quatro que apresentaram expansão em março, na comparação com fevereiro: emprego atual (110,2 pontos para 111,1); nível de consumo (66,6 pontos contra 63,3); perspectiva de consumo (95,8 para 102,7); e momento para duráveis (57,3 para 61,6 pontos). Enquanto as quedas foram em: perspectiva profissional (93,7), renda atual (104,4) e acesso ao crédito (85,5).

“O desempenho do ICF indica uma retomada lenta, mas constante, do otimismo. Os sinais de recuperação do mercado de trabalho e da renda, além do processo progressivo de recuo das taxas de juros e da inflação, impactam positivamente. Isso faz com que as famílias tenham mais disposição para comprar nos próximos meses, inclusive bens duráveis”, destacou a analista de pesquisa da Fecomércio MG, Elisa Castro.


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