Índice Geral de Preços-Mercado tem alta de 0,03% em janeiro

Índice Geral de Preços-Mercado tem alta de 0,03% em janeiro

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) teve alta de 0,03% na primeira prévia de janeiro após recuo de 1,16% no mesmo período de dezembro, com a recuperação da alta dos preços ao consumidor e queda menor no atacado.

Na primeira leitura de janeiro, que acorreu ontem (10/01), o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) recuou 0,13%, contra queda de 1,70% no mês passado, de acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O IPA mede a variação dos preços no atacado e responde por 60% do índice geral.

De acordo com informações do portal da Reuters, a desaceleração da queda do índice de Matérias-Primas Brutas, que passou a recuar 0,20%, de uma deflação de 2,53%, teve destaque na movimentação do IPA, levando em consideração o comportamento dos itens minério de ferro, soja e cana-de-açúcar.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) – que tem peso de 30% no índice geral – cresceu 0,38% no período, após queda de 0,16% na primeira prévia de dezembro, fazendo com que o preço aos consumidores subissem também.

No levantamento, o grupo Alimentação subiu 0,71%, ante queda de 0,03% no último mês.

Ainda segundo o portal de notícias, após um avanço de 0,06% no período, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) acelerou a alta a 0,27%.


menu
menu