Índice CEAGESP registra queda de 1,37%

Índice CEAGESP registra queda de 1,37%

O Índice de Preços da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) registrou queda de 1,37%, em janeiro, ante o mês de dezembro do ano passado. O setor de frutas foi favorecido pelo clima e pela boa oferta de produtos de qualidade, contribuindo para a queda do índice. Porém, as constantes chuvas no período, prejudicaram o cultivo de legumes e verduras, resultando em expressiva retomada.

De acordo com a Ceagesp, os meteorologistas continuam prevendo chuvas, contudo em volume mais moderado do que do último mês. O setor de frutas permanecerá favorecido pelo clima quente, por frutos de qualidade e por bons preços ao consumidor.

No último mês, o setor de frutas registrou declínio de 6,86%, enquanto as principais altas ocorreram com a ameixa argentina (25,4%), manga tommy atkins (24,7%), banana maçã (19,9%), banana prata (13,2%) e com a laranja lima (12,3%).

Segundo informações do portal Globo Rural, o setor de legumes registrou forte alta de 15,74%. E as principais baixas ocorreram em pimentões vermelho e amarelo (média de -36%), berinjela japonesa (-24,7%) e pimentão verde (-22,3%).

O volume comercializado no entreposto de São Paulo totalizou 277.886 toneladas ante 271.930 toneladas negociadas em janeiro do ano passado, representando crescimento de 2,2%. De acordo com a Ceagesp, o aumento foi influenciado principalmente pelo setor de Frutas que apresentou crescimento de 5,1% quando comparado ao mesmo período de 2017. Já em relação a dezembro, mês que historicamente apresenta o maior consumo de frutas do ano, houve retração na demanda, favorecendo a queda nos preços.

créditos/foto: Globo Rural


menu
menu