Indicador Movimento do Comércio cresce 1,8% no último ano

Indicador Movimento do Comércio cresce 1,8% no último ano

O Indicador Movimento do Comércio subiu 1,8% no último ano, de acordo com dados apurados pela Boa Vista. Na avaliação mensal dessazonalizada houve queda de 1,5% em dezembro. Já na avaliação ante o último mês de 2018 o varejo cresceu 0,8%.

Mesmo com o desempenho pouco expressivo nos últimos meses, o indicador segue crescendo pelo segundo ano consecutivo. Ainda assim, fatores como alto nível de desocupação e lenta melhora na atividade continuam sendo os problemas principais para uma evolução mais certa do setor. Com poucos sinais de melhora no cenário econômico, espera-se que o varejo siga em um ritmo gradual de recuperação em 2019.

Setores

Na análise mensal, dentre os principais setores, o setor de “Móveis e Eletrodomésticos” apresentou queda de 3,4% em dezembro, descontados os efeitos sazonais. Ao longo de 2018 o segmento cresceu 1,1%, de acordo com os dados sem ajuste sazonal.

A categoria de “Tecidos, Vestuários e Calçados” cresceu 0,3% no mês, tirados os efeitos sazonais. Na comparação da série sazonal, nos dados acumulados do ano houve queda de 1%.

A atividade do setor de “Supermercados, Alimentos e Bebidas” registrou queda de 0,1% na série dessazonalizada. Na série sem ajuste, a variação acumulada subiu 2,7% em relação ao ano anterior.

Por fim, o segmento de “Combustíveis e Lubrificantes” caiu 0,6% em dezembro considerando dados dessazonalizados, enquanto na série sem ajuste, a variação acumulada do ano avançou 1,3%.


menu
menu