Confiança do consumidor começa 2018 em alta

Confiança do consumidor começa 2018 em alta

O Indicador de Confiança do Consumidor (ICC) cresceu de 41,9 pontos em janeiro de 2017 para 43,6 pontos no mesmo mês de 2018, o que representa uma alta de 4% em um intervalo de um ano. Em dezembro, o índice estava em 40,9 pontos. Os dados foram apurados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SCP Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

O ICC é composto por dois componentes: o Indicador de Condições Atuais, que verifica o cenário momentâneo da economia e da própria vida financeira, e o Indicador de Expectativas, que avalia o que os consumidores esperam para os próximos seis meses. A escala do indicador varia de zero a 100, sendo que quanto maior o número, mais otimista se encontra o consumidor.

No caso do Indicador de Condições Atuais, a variação também foi positiva, passando de 29,6 pontos para 32,4 pontos no intervalo de um ano. Considerando somente a situação econômica atual, a pontuação foi de 22,5 pontos. Analisando somente o estado da vida financeira, a pontuação foi de 42,3 pontos.

Segundo a pesquisa, 78% dos brasileiros avaliam o atual momento econômico como ruim; 19% observam a situação como regular e somente 3% classificam como ótima ou boa.

Na avaliação da própria vida financeira, o percentual dos que consideram o momento atual como ruim caiu para 40%, enquanto 14% avaliam a vida financeira de forma positiva. Outros 45% classificam o momento como regular.

De acordo com apuração do SPC Brasil e da CNDL, na passagem de janeiro de 2017 para janeiro de 2018, o Indicador de Expectativas passou de 54,2 pontos para 54,8 pontos. Levando em consideração somente as expectativas para a economia, a pontuação foi de 45,1 pontos, já em relação para a vida financeira, a pontuação foi ainda maior, alcançando 64,5 pontos.

Em termos percentuais, 39% estão pessimistas com os próximos seis meses, enquanto 24% estão esperançosos de que a situação melhore. Outros 33% possuem uma visão neutra a respeito do assunto.


menu
menu